Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado nesta segunda-feira

A importância da inclusão de PCDs no mercado de trabalho deve ser reforçada

Hoje (21) é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PCDs). Entre as principais pautas debatidas está a inserção no mercado de trabalho, que muitas vezes não é fácil. O último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que esse público representa 24% da população no país, no entanto, apenas 0,9% das carteiras assinadas pertencem a esses profissionais no mercado de trabalho.

Mesmo assim, contrariando as estatísticas, Carlos Alberto Pacheco, 27 anos, é um dos profissionais que se encontra em atividade. Ele, que sofreu complicações na hora do parto e, por conta disso, tem limitações nos movimentos dos membros superiores e inferiores do lado direito, trabalha há sete anos na Unimed Petrópolis. Atualmente o rapaz é analista financeiro. Mesmo sem encontrar barreiras na hora de conseguir o emprego, ele acha que as oportunidades para PCDs eram escassas há alguns anos.

“Acho que muitas pessoas com deficiência tinham dificuldades para conseguir emprego. Mas vejo que o mercado melhorou bastante em relação a alguns anos atrás, e também existe a lei onde toda empresa acima de 100 funcionários deve contar com PCDs”, explica Carlos Alberto.

A Lei de cotas estabelece a obrigatoriedade de as empresas com cem ou mais funcionários incluírem pessoas com deficiência em uma parcela de seus cargos. 

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida