Especialistas do setor de oncologia em Petrópolis, levantam a bandeira do Outubro Rosa

Outubro é o mês de conscientização ao câncer de mama e colo do útero. Especialistas do Setor de Oncologia e Terapia Infusional orientam mulheres ao longo de todo o mês sobre a importância de se realizar os exames de rotina para que o câncer de mama seja identificado em seu estágio inicial, aumentando assim as chances de cura.

Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver o câncer de mama. Idade, fatores endócrinos, obesidade, ingestão de bebidas alcoólicas e fatores genéticos são alguns exemplos.

O médico oncologista do Centro de Oncologia e Terapia Infusional, Bruno Vargas, destaca que no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam altas, por isso, a importância da conscientização sobre a doença.

“No nosso país, as taxas de mortalidade para esse tumor continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados, o que reduz as chances de cura. Portanto, a detecção precoce é o segredo para reduzir a mortalidade pois quando o tumor é diagnosticado e tratado ainda em estágio inicial, a chances de cura são muito altas.” Diz o médico oncologista Bruno Vargas.

Principais exames e sintomas

As formas de detecção da doença são através de exames específicos como a mamografia, que pode ser complementada com a ultrassonografia de mama. Também existem outros exames indicados: ressonância magnética das mamas, tomossíntese e eventualmente a biópsia, sempre a critério do médico que acompanha o caso.

Bruno Vargas alerta ainda que muitas vezes, o câncer de mama não apresenta sintomas visíveis, por isso a importância de se realizar os exames regularmente.

“O câncer de mama pode não apresentar sintoma nenhum, ou apresentar nódulos, dor, alteração na textura e coloração da pele, secreção ou retração no mamilo. Por isso, qualquer alteração ou sintoma que apareça pode ser um sinal de alerta.” Explica o oncologista.

Tratamento multidisciplinar

O tratamento do câncer de mama é feito de forma multidisciplinar no Hospital Unimed Petrópolis e não somente restrito ao médico oncologista.
O Centro de Oncologia e Terapia Infusional conta com um coordenador médico oncologista, médicos especialistas em oncologia clínica, médica especialista em hematologia, enfermeiras assistenciais especialistas em oncologia, técnica de enfermagem, farmacêutica, nutricionista psicóloga e analista administrativa, que acompanham os pacientes oncológicos de forma completa e personalizada e melhoram muito os resultados do tratamento, trazendo inúmeros benefícios ao paciente.​​

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida