11ª edição do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura terá transmissão online

Os 40 indicados ao prêmio que se destacaram por suas atuações em 2019 poderão acompanhar na tela o resultado que definirá um vencedor em cada linguagem artística entre as 10 categorias.

A premiação, que foi criada em 2009, é uma iniciativa da Prefeitura de Petrópolis, através do IMCE – Instituto Municipal de Cultura e Esportes e presta uma homenagem a um dos maiores compositores e arranjadores brasileiros, o petropolitano César Guerra-Peixe.

Ao contrário das poucas produções neste ano por conta da pandemia, em 2019 foram muitas produções, a maioria por conta da quantidade expressiva de editais culturais que foram lançados no decorrer do ano.

Os projetos selecionados receberam investimentos oriundos do Fundo Municipal de Cultura, que é gerido pelo conselho da categoria. Foram diversos eventos, festivais, mostras, espetáculos e shows. Muitos artistas contemplados puderam mostrar suas obras com uma produção mais atraente e de forma democrática.

Em função dessa profusão, no decorrer do ano de apuração chegaram-se a acumular 14 pré-indicações em uma das categorias, sendo que a maioria delas também somou um montante considerável de nomes que ao final do ano foram reduzidos aos 4 indicados por categoria.

A Comissão Julgadora foi formada por Bete Iunes (escultora e fotógrafa), Cocco Barçante (artista plástico e produtor cultural); Gabriel Saito (ator e estilista); Inês Petri (atriz, cenógrafa e produtora cultural); Luís de Mello (ator e professor); Marcelo Fernandes (escritor e professor); Nelson Kuster (jornalista e pesquisador musical); Silvia Marques (bailarina e coreógrafa) e Thiago Alves (músico, ator e compositor).

A Categoria Notório Reconhecimento, que premia o conjunto da obra ao longo dos anos, em 2019 escolheu a atriz petropolitana Myriam Pérsia que no decorrer dos seus 85 anos de idade construiu uma carreira notável atuando em muitas novelas e filmes.

A cerimônia em formato audiovisual que revelará os vencedores será no dia 22 de outubro, às 20h, e será transmitida no canal do YouTube (https://bit.ly/3j0SVvL).

Os indicados por categoria:

  1. Música Popular: Café Bordel; Metabrisa; Nego Preto; Pestana.
  2. Música Erudita: Canarinhos de Petrópolis; Orquestra de Câmara de Petrópolis (ASMB); Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí; Orquestra Filarmônica de Petrópolis.
  3. Teatro: Cia Plúmbea (O diário do último ato); Coletivo Foco de Teatro (Mesma Reza); Paulo Marcos (direção de Morte e Vida Severina); Corpo poético (Poemas Possíveis para Sorôco).
  4. Dança: Movimento Cia de Dança (Michael Jackson Forever); Pedrinho Alves; Thaynara Silveira & Larissa Guimarães; Tiago Cunha.
  5. Artes Visuais: Betto Pereira (As Bikes de Betto); Família Bortolotti (Seu hábito muda o mundo); Coletiva Gesto de Barro (Arte Cerâmica); Helena Morani (Você não precisa se esconder).
  6. Literatura: Álvaro Assis (Eutros); Drica Madeira (Lei Maria da Penha, entre a teoria e a prática); Fátima Argon e Bruno Cerqueira (Alegrias e Tristezas); Sylvio Adalberto (Coração na boca).
  7. Comunicação: Carolina Freitas (Petrópolis sob Lentes – matéria jornalística – blog); Cordas e Música (site); Esquinas da Cidade (programa audiovisual – Agenda Petrópolis); Sou Petrópolis (blog).
  8. Audiovisual: Aline Castella (Guarany – Eu sou o menino do Cinema Paradiso); Bia Galvão (Nos jardins do Museu Imperial); Grégori Bastos e Dalí (Halloween – videoclipe); Lorran Kasesky (Rolezinho da Liberdade).
  9. Produção Cultural: Graph-it (Imagênese); Lilia Olmedo; Neblina Rock; Renata Garcia.
  10. Categoria Especial: Ballet Heloisa Schanuel (50 anos); Casa Ztefan Sweig; Piccola Arena; Um Sarau Imperial.
  11. Notório Reconhecimento: Myriam Pérsia.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida