Obra no Palácio de Cristal foi retomada, mas ainda não tem previsão de término

No último dia 5 as obras no Palácio de Cristal, um dos principais pontos turísticos de Petrópolis, foram retomadas. O trabalho começou nos pontos não embargados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, como adequação do canteiro de obras, reforma da portaria, limpeza do Palácio, entre outros. De acordo com o município, uma reunião foi realizada entre o órgão, representantes da prefeitura e da empresa responsável pelo serviço para alinhar como será feito o trabalho nos jardins.

A obra, que já dura mais de um ano, e passou parte de 2020 paralisada foi orçada em R$ R$ 1.144.768,83. O atrativo teve os portões trancados no dia 27 de janeiro deste ano em função das intervenções que seriam feitas no pátio e jardins. Após o início dos trabalhos, que consistiu na realização de buracos em toda extensão da área externa, parte da obra foi embargada pelo Iphan em fevereiro. A medida ocorreu porque as escavações na parte externa não constavam no projeto aprovado pelo órgão de preservação. Embora o embargo tenha sido parcial, as obras foram totalmente paralisadas, uma vez que a empresa que venceu o processo de licitação abandonou a intervenção.

Em nota a prefeitura informou que a empresa Engeprat, nova responsável pela obra, já contratou a empresa de arqueologia que enviará um cronograma de trabalhos. A Engeprat, então, enviará o documento à Secretaria de Obras, que reenviará ao Iphan. Após esse procedimento, o órgão publicará a portaria de execução da arqueologia. Assim que publicada a portaria, o serviço nos jardins será retomado.

Há 20 anos o Palácio de Cristal não passa por uma grande reforma. O atrativo, que existe há 136 anos, é um dos principais equipamentos turísticos da cidade.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida