No dia 20 de setembro de 2019 as obras no Theatro Dom Pedro foram anunciadas pela prefeitura. Na época a intervenção foi avaliada em R$ 1.686.000,00, sendo a maior parte da verba proveniente de recursos de emenda parlamentar. A previsão era que as obras terminassem em 180 dias, mas desde o início deste ano elas já estavam paralisadas devido a necessidade de readequações no projeto original, para que fosse possível garantir acessibilidade em todos os espaços.
Nesta segunda-feira (19) a prefeitura informou em nota que avançou na documentação para que as obras do Theatro D. Pedro sejam retomadas. O documento precisa de aprovações tanto da Caixa Econômica Federal, quanto do Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural). A documentação para a reprogramação da obra já foi aprovada pelo Inepac e foi entregue para aprovação da Caixa.
Ainda de acordo com o município, os andaimes estão sendo retirados da fachada do Theatro para evitar custos extras por parte da empresa – já que o material é alugado – e também para evitar vandalismo no prédio. A retirada não interfere na retomada da obra, que seguirá inicialmente pela parte interna do teatro, assim que a documentação for aprovada pela Caixa.
No projeto está prevista a revitalização da infraestrutura, como a revisão das instalações elétricas, recuperação do sistema de ar condicionado, adequação para acessibilidade, conserto de infiltrações, entre outras melhorias.
Reportagem Thaciana Ferrante