Site Educa em Casa disponibiliza a “Coletânea Literatura Acessível”

Com o objetivo de sensibilizar crianças e jovens estudantes da rede municipal de ensino de Petrópolis quanto à importância da temática da inclusão e da acessibilidade, a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, disponibilizará a partir do dia, 28/10, cinco livros com conteúdo inclusivo no site Educa em Casa.

Destinados ao público infanto-juvenil, os livros trazem histórias sobre a vida de pessoas com deficiência, os obstáculos encontrados, processos de emancipação e transformação.

Cabendo na palma da mão e podendo ser acessado de qualquer lugar através de um smartphone ou um computador, não perca a oportunidade de conhecer essas cinco lindas histórias de vida. São elas:

·O menino que escrevia com os pés: Conta a história de Tico, um menino alegre que, após sofrer um acidente ao soltar bombas, perde as duas mãos e se reinventa por meio do esporte e da educação.

·A princesa que tinha um cromossomo a mais: É a história de uma menina que nasce com Síndrome de Down e se reinventa no cotidiano da barbárie do preconceito instalado na sociedade pós-moderna.

·O menino Ico e o mundo que queremos construir: Conta a história de um menino sensível que adora fazer perguntas e entrevistar pessoas. Sua mente funciona como um “banco de dados”, cheia de ideia.

·A menina que perdeu a perna: Ela viaja o mundo inteiro, conhece novas pessoas, culturas e idiomas. Sua inspiração sempre foi encantar pessoas com sua vontade de viver e se superar.

·O melhor amigo da bengala: Com a narrativa de sua bengala, o personagem deste livro é uma pessoa que fala da sua vida e propõe reflexões sobre a invisibilidade da pessoa com deficiência.

Estes cinco títulos também serão disponibilizados em formato de vídeo em três versões: narrados, com audiodescrição e em libras.

Os livros e os vídeos estarão disponíveis no site Educa em Casa (https:// https://web2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/literaturas-acessiveis/) e também podem ser acessados pelo site  https://literaturaacessivel.com.br/.

A divulgação dos livros e vídeos para os alunos da Rede Municipal de Ensino faz parte da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Incluir e com projeto Literatura Acessível.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida