Dom Gregório Paixão convoca católicos a doar sangue

Com o objetivo de incentivar a doação de sangue, o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, no dia 4 de novembro, foi ao Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa e fez a doação de sangue. “É uma grande graça poder doar sangue para os irmãos que necessitam. Você que pode, vá ao banco de sangue e faça a sua doação. Com este gesto, vamos dar vida e dar a possibilidade de sobrevida a tantos irmãos e a tantas irmãs que necessitam de sangue”, disse.


O gesto do bispo diocesano teve como objetivo incentivar a doação de sangue, principalmente entre a comunidade da Diocese de Petrópolis, pois até o dia 14 de novembro acontece a campanha Católico Sangue Bom. “Estamos convocando todos os católicos, mas, todos, independente da religião somos convidados a participar desse ato de alegria, solidariedade e fé. Doar sangue é um gesto de caridade e que ajuda a salvar vidas”, afirmou Dom Gregório Paixão, OSB.


Em Petrópolis a doação pode ser feita no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, que fica na rua Doutor Paulo Hervê, número 1.130. Nas demais cidades que formam a Diocese de Petrópolis, os católicos e todas as pessoas interessadas em doar sangue devem procurar uma unidade de saúde e se informar onde podem fazer a doação.


O bispo lembrou que nos últimos meses, por causa da pandemia causada pelo Covid-19, a doação de sangue diminuiu muito e por isso “num gesto de caridade e de amor, como teve Nosso Senhor Jesus Cristo, devemos ajudar as pessoas que necessitam de sangue”, afirmou Dom Gregório, lembrando as palavras de Jesus “enfermo e me visitastes”, frisando que doar sangue é cumprir o mandamento do amor ao próximo.


Critérios do Ministério da Saúde para doação de sangue:


Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pesar no mínimo 50 kg; Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação; Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida