Indústria de Petrópolis cria 252 empregos em setembro e registra saldo positivo pela 1ª vez desde fevereiro

Dados setoriais e regionais podem ser consultados na plataforma Retratos Regionais da Firjan

O setor industrial, que contempla a Indústria de Transformação, Extrativa, de Construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP), criou, em setembro, 252 postos de trabalho em Petrópolis. É a primeira vez que o município tem saldo positivo no setor desde fevereiro, antes da pandemia do novo coronavírus. De lá para cá, a indústria acumulou perdas de 1.631 vagas. Os dados estão na plataforma Retratos Regionais da Firjan (http://www.firjan.com.br/retratosregionais), que traz recorte setorial e regional do mercado de trabalho fluminense todos os meses.

A Construção Civil e o setor de Vestuário foram os principais responsáveis pelo número de contratações. A retomada de projetos de moradia fez com que o setor registrasse 160 contratações no mês. Já as Confecções abriram 58 postos de trabalho. Produtos de Madeira e Fabricação de Móveis tiveram 11 novas vagas; Produtos de Borracha e Material Plástico, 10 e Alimentos, 8 empregos.

Apesar da alta no mês, o município ainda tem grande passivo acumulado desde o início da pandemia da Covid-19. De março a junho foram registradas 5.280 demissões, porém, mesmo com a retomada das atividades econômicas, o município continuou registrando saldo negativo em julho (-180) e agosto (-45). O indicador de Retomada de Empregos mostra que a cidade recuperou apenas 6,5% das vagas perdidas no período.

Em relação ao número geral de empregos em setembro, envolvendo todos os setores econômicos, o Comércio fez 206 contratações e o setor de Serviços criou 113 novos empregos. Agropecuária teve saldo de -3 vagas. O estado do Rio abriu em setembro 8.901 vagas, segundo resultado positivo consecutivo, também mostrando aceleração em relação ao resultado de agosto (+5.297). Cabe ressaltar que em setembro 71 dos 92 municípios fluminenses apresentaram saldo positivo de contratações.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. 

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Neste mês, também é disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida