Frente ao aumento na escalada de casos de covid-19 que voltou a subir na cidade, a Secretaria de Saúde de Petrópolis está ampliando de duas para 10 as equipes que desde a semana passada estão fazendo a testagem porta a porta.
O objetivo é acelerar a apuração dos casos para possibilitar o melhor monitoramento e controle da doença. Atualmente, mil pacientes vêm sendo acompanhados pela Central de Telemonitoramento da Secretaria de Saúde, entre pacientes infectados e pessoas de suas redes de contatos. Hoje a testagem será realizada na quadra do Bataillard, no bairro Mosela e no Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS) do Amazonas, no Quitandinha.
Em cada um dos locais, cinco equipes percorrem a comunidade, oferecendo a testagem em casa. De acordo com a Secretaria de Saúde, desde o início da pandemia, mais de sete mil pessoas já foram monitoradas pela equipe, composta por 10 profissionais. Com 24,37% da população testada, Petrópolis tem 8.803 casos confirmados de covid-19, o que corresponde a 11,5% positivos dentre os 76.050 testes realizados na cidade. A Secretaria de Saúde contabiliza 295 mortes por covid-19 na cidade.