Desenvolvido em parceria com o LNCC, Aplicativo Minha Saúde recebe premiações e chega a mais de 730 cidades

O aplicativo oferece serviços como agendamentos de testes, consultas e vacinas, recentemente resultaram em conquistas e premiações. O Aplicativo Minha Saúde, desenvolvido em conjunto com o Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC (unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI), durante a pandemia e recomendado pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM para a realização de autoavaliações, triagens e monitoramentos em combate à Covid-19, está sendo utilizado em mais de 730 municípios brasileiros por todos os estados, além da presença em outros cinco países (dados atualizados em 23 de novembro). As características e funcionalidades da solução, que integra diversos dados de saúde (documentos, exames, laudos, sinais vitais) e oferece serviços como agendamentos de testes, consultas e vacinas, recentemente resultaram em conquistas e premiações.

No dia 11, o Minha Saúde venceu o Prêmio InovaCidades 2020  e a Lemobs, empresa responsável pela ferramenta, conquistou a 6ª posição entre as govtechs no Ranking 100 Open Startups 2020. O aplicativo também foi destaque na Revista Prefeitos & Gestões e selecionado para o Programa de Aceleração “Força-Tarefa Covid-19”, promovido pela aceleradora de govtechs BrazilLAB. Reconhecimento que é fruto de um trabalho conjunto que envolve a atuação do LNCC, coordenada pela pesquisadora Miriam Chaves, no apoio à formulação de estratégias de prevenção e acompanhamento de suspeitos, contaminados e grupos de risco da Covid-19, através de visualizações de dados e modelos de inteligência epidemiológica aplicada a sinais clínicos.

Após contribuírem para a implementação em municípios como Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro – onde mais de 20 mil pessoas utilizam a ferramenta de maneira constante e permitem à prefeitura identificar necessidades de priorização em atendimentos e testagens – estas atividades agora se encaminham para os próximos passos após mais uma conquista: selecionado no Edital Finep “Soluções Tecnológicas Inovadoras para a Covid-19”, o App recebeu financiamento para realizar evoluções que envolvem a inserção de novos conjuntos de dados e o desenvolvimento de novas visualizações para análise.

Com a continuidade do projeto, a expectativa é de que o uso se torne ainda mais propício para o planejamento de políticas públicas pós-pandemia, como o acompanhamento de idosos, gestantes e doentes crônicos – que já são identificáveis através do módulo Autoavaliação Coronavírus, o mais utilizado da plataforma. O aumento do número de casos apresentado nas últimas semanas e a discussão em torno da chegada de uma nova onda tendem a intensificar ainda mais o uso desta função, bem como a demanda por agendamentos de testes e vacinas futuras.

Municípios e empresas podem realizar a adesão através do site www.appminhasaude.com.br para disponibilizar estes e outros serviços, além de garantirem acesso aos painéis de gestão. É importante ressaltar que os dados são anônimos e somente a autoridade de saúde local pode ter acesso à informação, quando consentido pelo cidadão. O App está disponível nas lojas Google Play e AppStore.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida