Educação lança o e-book “Acolhimento: Inspirações para uma escola humanizada”

Objetivo é o de despertar a atenção no atendimento socioemocional nas instituições de ensino quando for possível o retorno presencial das aulas

Acolhimento e cuidado emocional com alunos e equipes que atuam nos Centros de Educação Infantil e escolas da rede municipal de Educação. Com esse objetivo, a Secretaria de Educação, através da Assessoria em Psicologia Escolar do Departamento de Educação Especial, criou o e-book “Acolhimento: Inspirações para uma escola humanizada”. O material, que será disponibilizado na plataforma Educa em Casa a partir do dia 9 de dezembro, servirá como base para as equipes gestoras das unidades de ensino.

Ainda não há data definida para o retorno das aulas presenciais no município, mas, a ideia da elaboração do material surgiu a partir das formações que foram realizadas de forma online com os servidores que atuam diretamente no atendimento dos alunos.

“A Secretaria de Educação deu continuidade, mesmo com a pandemia e suspensão das aulas, aos encontros formativos com os servidores, não só para atualização dos conhecimentos e para tirar dúvidas, mas, também para receber ideias e sugestões. O novo normal nos pegou de surpresa e, graças ao apoio de toda comunidade escolar e os profissionais da rede, estamos conseguindo dar continuidade no oferecimento de atividades para os alunos. A Secretaria de Educação está de parabéns por mais essa ação”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

O e-book surgiu a partir das formações online realizadas com os gestores escolares em junho deste ano, com base nas reflexões sobre educação socioemocional em tempos de pandemia, e, levando em conta a prioridade na abordagem sobre o cuidado emocional com todos, alunos e servidores.

“Durante esses encontros, a necessidade de tratarmos sobre o acolhimento ecoou de maneira unânime.  A partir dessa observação e diante da premissa de que a Assessoria em Psicologia Escolar fundamenta seu trabalho na prevenção e promoção de Saúde Mental no ambiente escolar, e ainda, tendo como base em grande parte de suas formações, as Competências e Habilidades Socioemocionais preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tratarmos de acolhimento nesse momento inédito em que vivemos se fez necessário.  Assim, através do Laboratório das Emoções – online, oferecido aos orientadores escolares do município, que ocorreu em setembro e outubro deste presente ano, aprofundamos o tema de maneira objetiva e prática tendo como base o e-book, oportunizando a reflexão sobre o acolhimento consciente e estruturado em todos os seus aspectos, refletindo um ambiente emocional favorável, traduzido no bem-estar de todos”, explica a diretora do Departamento de Educação Especial, Bianca Paiva.

A secretária de Educação, Marcia Palma, destaca, ainda, que além do e-book, a plataforma Educa em Casa, têm outros materiais de apoio aos pais e alunos. “Dicas de atividades diferenciadas, informações sobre a necessidade de conversar, fazer programas diferentes com as crianças e adolescentes, informações sobre a pandemia e de como falar sobre esse assunto com as crianças, prevenção e saúde mental, livros em pdf, jogos e videoaulas. Esses são alguns dos destaques da plataforma. Vale a pena visitar e conferir. Tudo foi preparado com muito carinho pela equipe da Secretaria de Educação, sem custos para o município e vem dando um resultado positivo, fortalecendo o vínculo aluno-escola, tão necessário para a aprendizagem, sobretudo nesse momento em que estamos afastados fisicamente”, contou Marcia Palma.

O e-book “Acolhimento: Inspirações para uma escola humanizada” estará disponível no site da prefeitura e na plataforma Educa em Casa (www.petropolis.rj.gov.br) a partir do dia 09 de dezembro, na página “Educação Especial”, na sala virtual “Formação”, semana 34. No site da Prefeitura, o e-book ficará na seção Prefeitura/Secretaria de Educação”, no item “Downloads”.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida