Prefeito confere instalação do transbordo: detrito que é coletado em Petrópolis não é depositado no chão – todo resíduo sai dos caminhões direto para as carretas que fazem o transporte para o aterro de Três Rios.

Toda a operação do transbordo ocupa apenas cerca de 1,5 mil m² da área total do terreno, que fica no km 79 da BR-040 (Duarte da Silveira). O detrito é despejado direto nas carretas. “Antes era necessário depositar os resíduos no chão e depois colocar nas carretas. Esse cenário não existe mais”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

A área inferior recebeu a impermeabilização com uma camada de 16 centímetros de concreto. O espaço onde é feito o despejo do lixo tem uma cobertura para impedir o contato de águas pluviais e também uma tela para evitar que o vento arraste resíduos para a rodovia. Foi implantado um sistema de drenagem em todo terreno. Também há placas solares para gerar energia para o sistema de iluminação.

Prefeito Bernardo Rossi, vice-prefeito Baninho, o secretário de Meio Ambiente, Fernando Fortes e a secretária de Segurança, Serviços e Ordem Pública, Karina Bronzo e pelo diretor da PDCA, Jefferson Barreiros.   

O local também recebeu o plantio de cerca de 1,5 mil mudas de espécies nativas, com um ipê plantado no centro do terreno – o objetivo é deixar como um marco da mudança radical do terreno, que agora respeita por completo o meio ambiente.

TAC com MP, prefeitura e órgãos ambientais

Todo processo de adequação do transbordo de lixo foi acompanhado de perto pelo Ministério Público Federal, pelo ICMBio e pela APA Petrópolis. Além dessas obras, outros pontos determinados pelo TAC que foram providenciados pela PDCA – empresa que faz o transporte do lixo para o aterro de Três Rios e opera o transbordo – foram a limpeza da área de entorno do transbordo, instalação de tapume para que o lixo não seja arrastado para a pista, a diminuição da área utilizada no terreno. A empresa ainda fez uma pista de desaceleração e outra de aceleração, para evitar que os caminhões trafeguem com velocidade baixa na rodovia.

Hoje, cerca de 310 toneladas de lixo são coletadas diariamente em toda cidade. O serviço passa em mais de 1,6 mil ruas ou localidades, de segunda a sábado ou então com intervalos de 48 horas. Todo resíduo coletado é levado para a estação de transbordo e colocada rapidamente nas carretas para o transporte.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida