Foi realizada na tarde desta quarta-feira (27), a 1ª reunião da Comissão de Revisão do Código de Obras do Município de Petrópolis. Câmara Municipal irá convocar a Sociedade Civil para participar das futuras discussões sobre o tema

A Comissão Especial, que terá como Presidente o vereador Marcelo Lessa (SOLIDARIEDADE), Júnior Coruja (PSD) como relator e Júnior Paixão (DC) como vogal, debateu junto do Presidente da Câmara Municipal, Fred Procópio, a importância da atualização do Código de Obras, que data do ano de 1970, e os possíveis artigos a serem incluídos e retirados do documento.

O debate se deu a partir do momento em que foi verificado que diversos artigos do Código de Obras contradizem a ABNT e a NBR por serem muito antigos. A ideia é confrontar com normativas federais aquilo que estiver destoando e fazer prevalecer as cláusulas aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. “Temos uma legislação engessada e incompatível com aquilo que queremos para Petrópolis. A cidade precisa crescer e se desenvolver de forma sustentável, por isso, vamos modernizar o código, simplificar ao máximo o licenciamento de obras e tentar inserir nessa nova proposta um formato de autolicenciamento para os empreendimentos de baixo impacto. Isso fará com que a burocracia seja reduzida e o custo de legalização dos imóveis para as pessoas de baixa renda seja compatível com cada indivíduo”, explica Fred.

Para o vereador Marcelo Lessa, presidente da Comissão Especial, o novo código de obras vem para simplificar, agilizar e dar facilidade para pequenos empreendedores, construtores, arquitetos e engenheiros, tendo em vista que, atualmente, um alvará de obras leva cerca de 3 anos para ser aprovado.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida