No próximo dia 2 de março, será lançado o projeto “Petrópolis Olímpica – Uma educação de valores”, promovido pela Secretaria de Educação nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede municipal

O projeto prevê formações com as equipes das unidades escolares com o objetivo de proporcionar para gestores, professores, educadores e alunos uma grande diversidade de experiências, incorporando o esporte e a educação olímpica em suas rotinas de aprendizagem. A live de lançamento começa às 10h e será transmitida no Youtube da Prefeitura de Petrópolis.

O projeto, que tem o apoio do Comitê Olímpico Internacional, com a disponibilização de conteúdo para as formações que serão realizadas com os profissionais da educação, vai estimular que as unidades escolares insiram nos seus currículos de forma oficial a educação olímpica.

“O professor poderá criar métodos e projetos diferenciados dentro da sua área de atuação usando a Educação Olímpica como referência e, para isso, a Secretaria de Educação vai proporcionar bases norteadoras através de apostilas online e livros de atividades”, afirma a secretária de Educação, Marcia Palma.

A primeira formação do projeto já está marcada: será no dia 7 de abril e terá como foco os fundamentos da educação olímpica. A ideia é que um módulo seja apresentado por mês. O cronograma com horário e demais datas será repassado pela Secretaria de Educação para as escolas e CEIs.

Os objetivos do projeto são: oferecer a educação olímpica por meio de mecanismos que garantam a sua contextualização e construção de currículos; propiciar aos profissionais da Rede Municipal que atuam nos Escolas Municipais de Educação Infantil, Centros de Educação Infantil (CEIs) e nas escolas de Ensino Fundamental o domínio das bases norteadoras da “Educação Olímpica” de forma ética e compatível com a realidade social; promover a efetiva interdisciplinaridade no desenvolvimento dos temas da Agenda 20+20; possibilitar o acompanhamento e o controle das práticas desenvolvidas pelos alunos e demais profissionais envolvidos, na própria escola ou nas instituições parceiras, permitindo a verificação do desempenho dos alunos, e do projeto como um todo, segundo as competências estabelecidas.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida