Influenza: Prefeitura inicia nesta quarta-feira a vacinação de trabalhadores da Saúde

Com um primeiro lote de 10.300 vacinas contra a influenza, enviado pelo Estado nesta terça-feira (13/4), Petrópolis inicia nesta quarta (14/4) a campanha de imunização contra a influenza (vírus da gripe). A vacinação começa por trabalhadores da Saúde – profissionais que fazem parte do grupo prioritário a ser imunizado de acordo com o Ministério da Saúde. Gestantes, puérperas e crianças na faixa etária entre 6 meses e seis anos incompletos, começam a ser vacinados na segunda-feira (19.04).


“A Secretaria Municipal de Saúde vai seguir as orientações da Secretaria de Estado de Saúde na vacinação contra a influenza. Vamos iniciar a vacinação nesta quarta (14.04), com os trabalhadores da saúde sendo vacinados nas próprias unidades. Na segunda iniciaremos a vacinação para gestantes, puérperas e crianças com idade com mais de 6 meses e menos de 6 anos. É muito importante que as pessoas se vacinem contra a influenza”, explica o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Levando em conta as doses enviadas agora para esta campanha de vacinação, a equipe da Secretaria de Saúde está concluindo o planejamento para o início da vacinação ao público em geral na segunda-feira. O calendário será anunciado nos próximos dias. “Está sendo necessário todo um planejamento, pois teremos duas campanhas de vacinação acontecendo simultaneamente: influenza e covid-19. O departamento de Vigilância Epidemiológica está fazendo o planejamento das unidades de saúde onde serão distribuídas as doses para vacinarmos a população contra a gripe”, destaca o secretário de Saúde Aloisio Barbosa.


O município segue as determinações do Ministério da Saúde, que este ano prevê que a imunização contra a gripe terá, na primeira etapa, a vacinação prioritária de crianças, gestantes e puérperas e trabalhadores da Saúde. Após, em uma segunda etapa, serão vacinados idosos e professores.
A organização da campanha este ano é diferenciada tendo em vista que a campanha de imunização contra a gripe será realizada em paralelo com a vacinação contra a covid-19.

Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam que em Petrópolis 127.117 pessoas devem ser vacinadas contra a gripe. Destas, cerca de 13 mil são trabalhadores da área de Saúde.

A Secretaria de Saúde destaca que é necessário um intervalo de 15 dias entre a aplicação das vacinas contra influenza e covid-19.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida