Dia do Ferroviário: Prefeitura estuda a reabertura do Centro Cultural da antiga Estação de Nogueira

Hoje (30/04) é comemorado o Dia do Ferroviário em todo o país. E justamente nesta data histórica a prefeitura anunciou que estuda reabrir o Centro Cultural Estação Nogueira na próxima semana. No local funciona uma biblioteca, um mini-museu ferroviário e também são realizadas exposições. A praça do bairro, em frente ao Centro Cultural, conta com a locomotiva “Baroneza II”, fabricada no Século XIX, considerada uma das mais antigas do Brasil.

Símbolo de progresso, a antiga Estação Ferroviária de Nogueira preserva a memória deste que foi um importante empreendimento econômico na época. No brasão da cidade de Petrópolis foi inserida uma linha férrea, homenageando os trilhos que impulsionaram o desenvolvimento social, econômico e turístico da Cidade Imperial.

“Preservar este lugar é respeitar a nossa própria história, a história do bairro e da nossa cidade. É um patrimônio de todos os petropolitanos”, ressalta o prefeito interino Hingo Hammes. “A reabertura vai seguir rigorosamente todos os protocolos de saúde, com limite de entrada, distanciamento social e o uso do álcool em gel”, garantiu Hammes.

Nascido da Fazenda Nogueira, o bairro de Nogueira inaugurava sua estação ferroviária em 1908, entre Itaipava e Cascatinha. Instalada na linha da Leopoldina Railway, antiga Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará, a estação era utilizada para o transporte de passageiros que moravam no interior e para o transporte de cargas como café, legumes, gado, verduras, entre outros. Operavam nela agentes, auxiliares, cabineiros, guarda-chaves, e diversos trabalhadores.

Quando o trem ainda não passava por Juiz de Fora, Petrópolis era rota para Minas Gerais enviar sua produção de café para o Rio de Janeiro, que exportava os produtos. A última viagem aconteceu em maio de 1964. “A antiga estação ferroviária mudou a vida dos moradores daquela região. É um orgulho termos, hoje, aquele local como um Centro Cultural”, ressalta o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura, Leandro Kronemberger.

Biblioteca já está funcionando no Centro Cultural de Nogueira

Desde a última terça (27), o Centro Cultural Estação Nogueira voltou a emprestar os livros disponíveis na biblioteca. O serviço está sendo oferecido para a população às terças e quintas-feiras, das 10h às 16h. Além de lá, também estão disponíveis os exemplares na Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, no Centro de Cultura e na sala de leitura de Itaipava, que fica no Parque Municipal.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida