Prefeitura inicia tratamento novo na rede SUS para pessoas com artrose

Viscosuplementação já é utilizada no Centro Municipal de Ortopedia

Melhorar a qualidade de vida de pacientes com artrose nos joelhos. Com este objetivo, a Secretaria de Saúde está disponibilizando um novo procedimento na rede pública de saúde: a viscosuplementação. O procedimento –  feito por meio de uma infiltração intra-articular de ácido hialurônico –  começou a ser realizado no Centro Municipal de Ortopedia. Antes o procedimento estava disponível apenas na rede particular. Na tarde de quinta-feira (06.05) o prefeito interino Hingo Hammes e o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho estiveram no CMO acompanhando o novo serviço.

“É um procedimento novo que estamos trazendo para a rede pública e que fará muita diferença na vida dos pacientes com artose nos joelhos, sobre tudo os idosos, que muitas vezes ficam com problemas de locomoção por conta da doença. É um procedimento que certamente irá melhorar muito a qualidade de vida destes pacientes”, destaca o prefeito interino Hingo Hammes.

“Tive um trauma no joelho por conta de uma pancada e há mais de um ano sentia muitas dores. Isso me atrapalhava muito.  Acabei de fazer o procedimento e já senti uma melhora”, contou o paciente Valter Moraes, de 65 anos. “Agora vou poder voltar a dançar um forró”, comemorou ainda durante a aplicação.

 “É uma terapia moderna, que melhora a mobilidade do paciente, pois reduz a dor e o processo inflamatório. Um tipo de tratamento que faz muita diferença no dia a dia, na melhora da qualidade de vida do paciente”, completa o secretário de Saúde Aloísio Barbosa da Silva Filho.

 A viscosuplmentação é uma terapia adjuvante no tratamento de pacientes com quadro inicial ou intermediário de artrose, que é realizado no Centro de Ortopedia pelos especialistas Rodrigo Freitas e Sérgio Ricardo Neto

“A artrose não tem cura. É uma doença que exige tratamento e que muitas vezes compromete muito a mobilidade do paciente, pois ele tem perda de equilíbrio, desenvolve quadro de sinovite (inflamação) e sofre com dores. Há casos graves em que a cirurgia é necessária, mas a viscosuplementação é uma ferramenta importante, sobre tudo nos quadros iniciais e intermediário, pois ela contribui para que os casos não se agravem”, explica o ortopedista Rodrigo Freitas.

Para ter acesso a terapia, o paciente deve ser encaminhado ao ambulatório de artrose, no Centro Municipal de Ortopedia, onde passa por avaliação e triagens com os ortopedistas. Neste primeiro momento, a capacidade de 10 procedimentos por semana será limitada à metade (cinco) por conta da pandemia de covid-19.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida