Influenza: pessoas vacinadas contra covid-19 devem apresentar cartão de vacinação

O governador do Estado de São Paulo, Márcio França, participa da abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, com presença do ministro da Saúde, Gilberto Occhi. Local: São Paulo/SP Data: 23/04/2018 Foto: Governo do Estado de São Paulo

Imunização para toda população foi aberta hoje (08)

Pessoas que quiserem se vacinar contra a influenza – e já receberam alguma dose dos imunizantes contra a covid-19 devem apresentar o cartão de vacinação no momento em que chegarem aos postos para receber a imunização contra a gripe. A medida está sendo adotada pela Secretaria de Saúde tendo em vista a necessidade de intervalo de 14 dias entre os dois tipos de vacinas. A partir de hoje (08/07) a Prefeitura amplia a vacinação contra influenza para toda população. A medida é válida enquanto durarem os estoques da vacina encaminhada pelo Ministério da Saúde. A ampliação do público segue a recomendação federal, que liberou que estados e municípios destinem as doses a toda população. Podem receber a vacina contra influenza bebês a partir de seis meses.
A vacina contra influenza está disponível em unidades de Saúde distribuídas nos cincos distritos, entre UBSs e PSFs. Dados do departamento de Epidemiologia da Vigilância em Saúde, mostram que 58.733 pessoas foram vacinadas em Petrópolis, desde o início da campanha em abril.
“É muito importante que as pessoas não deixem de se vacinar contra a gripe. Quem recebeu a vacina contra a covid precisa apresentar o cartão de vacinação. É uma medida que busca a própria segurança das pessoas, para que as equipes possam verificar o cumprimento do prazo de 14 dias que deve  ser respeitado entre as vacinas”, destaca o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, lembrando que as duas campanhas acontecem simultaneamente.
“Estamos com duas campanhas de vacinação em andamento: contra a covid e contra a gripe. A orientação para que quem está na faixa etária para ser vacinado contra a covid-19 deve priorizar esta vacina, e passado o prazo de 14 dias, busque algum ponto de vacinação para receber também a vacina contra a gripe”, explica.
Dados do setor de Epidemiologia mostram que o maior percentual de público vacinado contra influenza está entre os idosos, com 72,75% deste público já imunizado. Entre as crianças maiores de seis meses e menores de seis anos o índice é de 63,2%; etre gestantes e puérperas as taxas de cobertura são de 52,25% e 48,21%, respectivamente. Trabalhadores da Saúde têm taxa de cobertura vacinal de 40,44%; integrantes de Forças de Segurança somam 20,9%, índice superior aos de professores, que têm taxa de 19.55%. Além destes foram vacinados 5,46% das pessoas com comorbidades; 1,96% de trabalhadores de transportes coletivos e caminhoneiros e 0,20% de deficientes.
Desde o início da campanha a vacina contra influenza está disponível em PSFs e UBSs, além do Centro de Saúde e Hospital Alcides Carneiro.

Atenção ao prazo entre vacinas
Com a campanha para imunização contra Influenza realizada em paralelo à vacinação contra a covid-19, a Secretaria de Saúde alerta que é preciso atenção ao intervalo necessário entre as diferentes vacinas.
 “Importante observar que quem recebe a CoronaVac – que tem um intervalo entre a primeira e segunda dose de até 28 dias – deve tomar as duas doses da CoronaVac e se vacinar contra a gripe 14 dias depois de receber a segunda dose da vacina contra a covid-19. Já as pessoas vacinadas com a AstraZeneca ou a Pfizer – cujo intervalo entre as doses é de 12 semanas – podem se vacinar contra a gripe 14 dias após receberem a primeira dose. Pessoas que receberam a vacina em dose única (Janssen) também devem respeitar o prazo de 14 dias para se vacinarem contra a gripe”, explica o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Foto: Agência Brasil

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida