Prefeito Hingo Hammes anuncia o início da restauração do painel de Djanira

Trabalho era esperado há mais de 10 anos e foi iniciado após licitação e contratação de empresa especializada

Aguardada por mais de 10 anos, a restauração do painel da artista Djanira começou hoje (03/08), depois sete meses de trabalho da atual administração municipal, em uma sala no Centro de Cultura Raul de Leoni. O prefeito interino Hingo Hammes acompanhou o início dos reparos, que devem ser concluídos em até oito meses. A primeira etapa – com previsão de 15 dias – consiste na limpeza do verso do painel, com o fechamento de rasgos e colocação de enxertos. A restauração está sendo feita pela empresa Anima Conservação Restauração e Artes.
“Desde que assumimos a administração do município, em janeiro, trabalhávamos para que a restauração do painel fosse realizada. Conseguimos dar andamento à licitação e iniciar o serviço. Trata-se de um patrimônio de enorme valor histórico para a cidade que agora ganhará o restauro necessário”, informou o prefeito interino, Hingo Hammes.
O grande painel, com 12,75 metros de comprimento e 3,50 metros de altura, com data de 1953, retrata paisagens e cenas típicas de Petrópolis. A obra traz elementos que remetem à cidade, como o Museu Imperial, as carruagens, as fábricas de cerâmica e de tecido.
Segundo a coordenadora da restauração, Cinthya Nascimento, em 15 dias a primeira etapa deste trabalho deve estar concluída. “Queremos entregar o quanto antes para a população da cidade a obra restaurada. Estamos trabalhando nesse momento no verso do painel, com a limpeza, colocação de enxertos. Depois, vamos dar sequência na parte da frente do painel”, explica.
Importante destacar que, andamento do processo licitatório para restauração passou pela apreciação do Iphan. A museóloga do Instituto Municipal de Cultura (IMC) participou da aprovação. “Essa obra é de valor inestimável. Essa é uma grande conquista cultural para a nossa cidade. Estamos muito felizes com o restauro do painel”, disse Charles Rossi, presidente do IMC.
O painel Djanira é uma das peças mais importantes já produzidas pela artista. Ela residiu em Petrópolis durante o período em que pintou o painel para o Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio.
“Todos que estudaram no Liceu lembram com muito carinho do painel de Djanira e nada mais justo do que restaurá-lo, um presente da artista para a escola que é uma referência na rede municipal da nossa cidade”, comentou a secretária de Educação, Marcia Palma.
A contratação do serviço de restauração é resultado de um termo de ajustamento de conduta firmado entre a prefeitura e o Ministério Público Federal em 2016. A obra é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1982.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida