Defesa Civil de Petrópolis participa de encontro realizado pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais

Encontro reuniu profissionais de Defesa Civil de municípios da região Serrana

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias de Petrópolis participou nesta terça-feira (31) de visita técnica ao Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMANDEN-RJ). A iniciativa teve o objetivo de promover a troca de experiências para avanços em serviços de segurança já incorporados no município. Atualmente a secretaria conta com equipe estruturada para a identificação de riscos de eventos provocados pelas fortes chuvas que frequentemente afetam o município. Um pouco dessa experiência foi compartilhada no encontro que contou ainda com profissionais da área, atuantes em Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal.

“Todo o trabalho realizado pela Prefeitura na área de Defesa Civil tem como objetivo garantir que a cidade esteja preparada para situações de emergência. Isso envolve tanto o trabalho preventivo quanto o de resposta. Estamos cada vez mais estruturados para agir, com uma equipe técnica capacitada. está cada vez mais estruturado para agir em situações de emergência e garantir a segurança da população”, destaca o prefeito Hingo Hammes.

Na ocasião foram apresentados os produtos e fluxo de informações nas áreas de Meteorologia, Hidrologia e Geologia, bem como a integração das informações no Sistema Estadual de Defesa Civil. “Essa é uma importante iniciativa para que haja troca de experiências e integração das equipes dos municípios dos arredores. Estamos constantemente atuando para garantir que o município esteja cada vez mais preparado para agir com rapidez e eficácia em casos de desastres naturais”, pontua o secretário de Defesa Civil, o tenente coronel Gil Kempers.

Atualmente a Defesa Civil tem, em suas instalações, a estrutura do Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (CIMOP), que com o apoio de 56 câmeras contribui para a identificação de ocorrências no município. Além dessas ainda há o equipamento portátil instalado em viatura da Defesa Civil para o acompanhamento dos chamados de emergência. Pelos bairros, a cidade conta ainda com 18 sirenes que fazem parte do Sistema de Alerta e Alarme, com equipamentos instalados pelas comunidades do 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe.

As sirenes são ferramentas de prevenção de curto prazo que o município possui, as quais possibilitam que moradores de áreas de risco sejam avisados com rapidez sobre a necessidade de sair das residências e procurar um local seguro. O monitoramento meteorológico é outra ferramenta que contribui para a atuação dos agentes da Defesa Civil. “Com essa estrutura conseguimos identificar a possibilidade de ocorrências na cidade e atuar com agilidade em situações de emergência”, destacou diretor técnico da Defesa Civil, Luiz Henrique Alves da Silva, que esteve no encontro acompanhado pelo diretor do CIMOP, o major Leonardo Trancoso.

Além do monitoramento técnico desenvolvido pela secretaria o preparo da população através dos Núcleos Comunitário de Defesa Civil (NUDEC) é outro instrumento de observação e ação, que possibilita que moradores de áreas de risco sejam orientados para identificar situações de alerta e agir com maior segurança. Atualmente a Defesa Civil restabeleceu o funcionamento dos NUDEC em 22 comunidades das localidades do Quitandinha, Vale do Cuiabá, Vila Rica, Posse, Estrada da Saudade, Morin e 24 de Maio. A previsão é de que os NUDEC continuem avançando. As próximas comunidades a terem representação são Floresta, Alto da Serra e Bingen.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida