Mais três pessoas contraem variante Delta em Petrópolis

A Secretaria de Saúde foi notificada pelo Estado na segunda-feira (30.08) sobre a confirmação de novos casos da variante Delta identificados na cidade. Os três casos tiveram os exames coletados na primeira quinzena de agosto e foram comunicados ao município pelas Secretaria de Estado na tarde de segunda-feira (30/08). O Departamento de Vigilância em Saúde fez contato com os três pacientes – um homem e duas mulheres, que informaram que se recuperaram e passam bem.
Um dos casos trata-se de um jovem de 22 anos, morador do Alto da Serra, sem registro de vacina. Ele teve início dos sintomas no dia 4 de agosto e colheu material para o exame no dia 6. Outros dois casos são referentes a mulheres: uma moradora do distrito da Posse, de 73 anos, que recebeu duas doses de vacina. Ela apresentou sintomas no dia 7 de agosto e colheu material para exame no dia 12 de agosto. O terceiro caso, trata-se de uma mulher, de 60 anos, moradora do Castelo de São Manoel, que já havia recebido uma dose da vacina contra a covid-19. Ela apresentou sintomas no dia 2 de agosto e colheu material no dia 9 de agosto. A Secretaria de Saúde lembra que a análise que permite a identificação de variantes do novo coronavírus é feito pelo Estado, por amostragem, a partir dos exames de pacientes enviados pelos municípios.
A Secretaria de Saúde reforça, que independentemente do tipo de variante identificado, é fundamental que a população mantenha os cuidados preventivos. A Secretaria alerta mais uma vez que todos os grupos já contemplados dentro do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, que tão logo sejam chamados compareçam para receber o imunizante e frisa a importância de que cada um conclua o esquema de vacinação, com o retorno na data prevista para receber a segunda dose.

“Reforçamos mais uma vez que é fundamental que as pessoas compareçam para se vacinar e concluam o esquema de vacinação, retornando para receber a segunda dose da vacina. A equipe da Secretaria de Saúde segue se empenhada para que possamos ter o quanto antes, toda população imunizada. É fundamental que as pessoas não deixem de vacinar. As vacinas salvam vidas!”, destaca o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho.

O secretário destaca ainda que a população continua tendo um papel fundamental para o controle da pandemia. “Todos os esforços estão sendo feitos pelas equipes de Saúde para vencermos a pandemia, mas ainda é fundamental que cada pessoa faça a sua parte, usando máscara da forma correta, cobrindo o nariz e a boca, lavando as mãos com água e sabão ou usando álcool em gel quando isso não for possível. Ainda é muito importante manter o distanciamento social e evitar as aglomerações. São atitudes do dia a dia, que salvam vidas. Todos precisam continuar colaborando”, orienta o secretário de Saúde.

Petrópolis tem hoje 203.088 pessoas vacinadas com a primeira dose e 6.805 tomaram a vacina em dose única – um total de 209.893 pessoas que já receberam pelo menos uma dose do imunizante. Dados da Divisão de Epidemiologia apontam que no município, 97.741 pessoas já concluíram o esquema de vacinação, com a segunda dose ou dose única dos imunizantes.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida