Campanha ‘Entendendo o Diabetes’ oferece atendimento e informações aos pacientes no Ambulatório Escola

O Dia Mundial do Diabetes é a principal campanha de conscientização global, celebrado anualmente em 14 de novembro. O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) abraçam essa causa. Por isso, na próxima quinta-feira (11), das 9h às 17h, será realizada a Campanha Entendendo o Diabetes, no Ambulatório Escola, em Cascatinha.

“Estamos unidos em prol dos cuidados com a população que tem diabetes. Nesse dia, teremos pequenas estações para que os pacientes e seus familiares possam circular esclarecendo dúvidas, teremos palestras e a distribuição de brindes. Além disso, vamos oferecer uma capacitação para os profissionais e estudantes da área da saúde que estão envolvidos neste projeto. O Brasil é o quinto país no mundo com os maiores índices de diabetes. O sedentarismo, as mudanças de hábito e a má alimentação corroboram para que nós tenhamos essa doença mais frequente, iniciada em idades cada vez mais precoces. Existem vários tipos de diabetes e vamos destacar e explicar cada uma dessas variações no evento, pois é de profunda importância que as pessoas entendam como a doença age no organismo, as formas de prevenção e os cuidados para que possam ter uma vida mais saudável”, explica a médica endocrinologista e professora da UNIFASE/FMP, Dra. Gisele Hart Ziehe.

O evento é organizado pela Liga Acadêmica de Endocrinologia da Faculdade de Medicina de Petrópolis (LAEM-FMP) e pelos cursos de Nutrição, Enfermagem e Odontologia da UNIFASE. A Prefeitura Municipal de Petrópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, se sensibilizou com tal iniciativa, já que esta ação de prevenção vem somar ao que já é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário de Saúde, Aloísio Barbosa Filho, ressalta a necessidade de orientações em saúde e relacionados à doença: “Quando não controlado, o diabetes pode levar a algumas complicações, como problemas nos nervos das pernas, nos olhos, nos rins, doenças do coração, vasos sanguíneos e problemas nos pés. Além disso, os pacientes com a doença precisam estar atentos aos tipos de insulinas e orientações corretas para o uso. São cuidados fundamentais para que o paciente tenha a doença controlada, evitando complicações. Por isso, agradecemos à equipe do Ambulatório Escola pelo serviço importante dentro da rede de Saúde da cidade”, frisa o secretário, lembrando a importância do acompanhamento para controle das doenças, que é feito por equipes de unidade de Saúde com Estratégia de Saúde da Família.

Ao longo do dia, os profissionais e os estudantes estarão à disposição do público para atendimentos e esclarecimento de dúvidas. Para participar, basta ir até o Ambulatório Escola, pois o evento é gratuito e aberto ao público, das 09 às 15h.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida