Defesa Civil realiza treinamento com moradores do Floresta para a implementação do Sistema de Alerta e Alarme Alternativo para Escorregamentos

Em continuidade ao processo de implementação do Sistema de Alerta e Alarme Alternativo para Escorregamentos em Comunidades, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, realizou na última terça-feira (9) o treinamento com os integrantes do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC), da região do Floresta. Na ocasião, técnicos da Defesa Civil apresentaram todo o funcionamento do projeto, que já começou a ser estruturado na região com o estudo do território, mapeamento de rotas de fuga segura, definição de pontos de apoio para o acolhimento de moradores em situação de emergência e teste de alcance sonoro dos apitos que serão usados para o alerta aos moradores. A conclusão desse trabalho será no dia 29 de novembro, quando será realizado um simulado com moradores e demais órgãos atuantes em situação de emergência.

No treinamento, os integrantes do NUDEC receberam instruções de como funciona o projeto, o primeiro a ser implementado com mecanismo alternativo, que são os apitos, para o acionamento da população de áreas de risco em dias de chuva forte na cidade. “Já estamos em processo avançado de estruturação do projeto, o preparo dos voluntários do NUDEC é mais um passo importante para o funcionamento do sistema, que conta única e exclusivamente com a participação e comprometimento da própria comunidade para o funcionamento”, destacou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.

Os moradores, integrantes do NUDEC, foram orientados com noções básicas para a identificação de riscos e medidas que devem ser adotadas, com o suporte da Defesa Civil, em caso de emergência. Na ocasião, os agentes definiram junto com os voluntários o tipo de sinalização com o apito que será adotada para os três estágios de acionamento: aviso de chuva forte, toques de mobilização e desmobilização. “É fundamental que a comunidade faça parte da construção desse projeto, que depende dos moradores e principalmente dos voluntários. Eles garantirão que o funcionamento do sistema de alerta e alarme não seja interrompido”, destaca a diretora de projetos da Defesa Civil, a Tenente Camila Nunes.

Para o morador e integrante do NUDEC, Ricardo Vieira, o treinamento foi importante iniciativa para integrar a comunidade ao projeto que, com a capacitação, concluiu mais uma fase da estruturação na localidade. “Essa é uma necessidade da população local, que vive numa área de risco e o treinamento foi de grande relevância para fortalecer o entendimento de todos sobre a conduta necessária em uma situação de risco. O projeto está muito bem preparado e acessível para toda a comunidade”, destacou.

Nas etapas seguintes para a estruturação do projeto na comunidade do Floresta, a Defesa Civil fará a demarcação das rotas de fuga, entrega dos materiais aos voluntários, que receberão além dos apitos, capas de chuva, lanternas e acessórios que ajudarão na identificação dos voluntários do NUDEC em situação de emergência. A conclusão da implementação será feita com um simulado, envolvendo todos os moradores da região e demais órgãos envolvidos em uma situação de emergência real.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida