Prefeitura e Estado se unem para alinhar projetos na área de Habitação

Meta é construir quase 400 unidades habitacionais, garantindo atendimento a 100% das famílias que hoje recebem o aluguel social no município

A Prefeitura de Petrópolis e o Governo do Estado estão se unindo para trazer à cidade um importante pacote de obras. Em reunião realizada nesta terça-feira (09) com o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, o prefeito interino Hingo Hammes recebeu a confirmação de que o Estado vai investir na construção de casas populares no município, mas o projeto, que inicialmente incluiria 340 unidades habitacionais, agora, em alinhamento com o governo municipal, terá número maior, de forma a assegurar o atendimento a 100% das famílias que hoje recebem o aluguel social no município.

No encontro, que também contou com a presença do subsecretário de Obras, Pedro Ramos, do subsecretário de Estado das Cidades, Bernardo Rossi, do secretário municipal de Obras de Petrópolis, Maurício Veiga, e do vereador Júnior Paixão, também foram detalhados os investimentos para melhorias em dois conjuntos habitacionais, no Quitandinha e no Cascatinha, que, juntos, somam 240 apartamentos. Um terceiro condomínio, no Castelo São Manoel, também pode ser beneficiado.

“Este alinhamento entre Prefeitura e Estado garante investimentos importantes ao município. O governador Cláudio Castro já havia garantido a Petrópolis 340 unidades habitacionais e, agora, o Estado vai aumentar ainda mais este número. Saímos da reunião com o secretário Max Lemos com o compromisso de que teremos os apartamentos para atender todas as famílias que hoje recebem o aluguel social. É uma demanda que existe há anos”, lembrou o prefeito, que já vinha em contato direto com o Estado em busca de recursos para projetos em diferentes áreas, incluindo habitação, mobilidade urbana e infraestrutura.  

Hoje Petrópolis tem 380 famílias que recebem o aluguel social (incluindo os benefícios pagos pelos governos municipal e estadual). “A habitação popular é uma demanda histórica na cidade. É importante que consigamos atender as famílias que permanecem no aluguel social, devolvendo a elas a tranquilidade de terem suas casas”, frisou Hammes.      

O secretário Max Lemos garantiu que o Estado vai dar celeridade aos trâmites para garantir a construção dos imóveis. “Temos como acabar com a espera de quem hoje recebe o aluguel social e vamos fazer isso, em parceria com a Prefeitura”, garantiu. 

As casas serão construídas por meio do programa Casa da Gente, lançado em setembro, que tem como objetivo oferecer unidades habitacionais em todo o estado e também realizar melhorias e manutenção em unidades já existentes nos municípios.

O subsecretário das Cidades, Bernardo Rossi, reforçou a importância do programa para as famílias da cidade. “Desde que iniciou o Casa da Gente, estive conversando com o Max e o governador para que Petrópolis recebesse o total de unidades que o município tem na lista do auxílio de aluguel social. Resolver essa dívida com as vítimas de tragedias é fundamental para que as pessoas possam ter uma vida melhor.”, citou.

No programa também estão previstas obras e benfeitorias em unidades já finalizadas. Em Petrópolis, três condomínios habitacionais estão aptos para receber as melhorias: no Quitandinha e no Cascatinha, que, juntos, somam 240 apartamentos, e no condomínio do Castelo São Manoel, que também será incluído no pacote de obras. O secretário Max Lemos, pontuou as ações de reforma como prioridade para famílias que já foram contempladas com unidades e que atualmente apresentam alguns problemas. “É importante manter as unidades já existentes em boas condições moradia”.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida