Degustação de Culinária Afro-brasileira é atração neste domingo na Casa de Petrópolis

Evento acontece dentro da programação especial pelo Dia da Consciência Negra

            Acarajé, araçá, cururu, xinxim de galinha, omolocum e farofa de dendê. Essas são algumas delícias da herança africana no Brasil que o público vai poder aproveitar neste domingo, dia 14, na primeira Degustação da Culinária Afro-brasileira promovida pela Casa de Petrópolis Instituto de Cultura. O evento faz parte da Promoção Especial para celebrar o Dia da Consciência Negra e vai acontecer das 12h às 16h nos jardins do espaço. O evento será marcado por apresentação de afoxé.

Com previsão de tempo bom para domingo, a expectativa é que o público aproveite o dia para passear pelo espaço e conhecer um pouco mais sobre a cultura afro. As refeições ficam por conta de quem entende do assunto, o babalorixá Lúcio de Ogum, do Axé Mosela. Baiano de nascimento, ele aprendeu desde a infância a elaborar os deliciosos pratos da influência iorubá. 

A historiadora Rachel Wider explica que para os povos de origem iorobá o comer é visto como algo sagrado e está diretamente relacionado a ancestralidade. “A maioria das receitas sobreviveu graças à forma cultural da tradição oral mantida pelos africanos no Brasil. Sem contar que sua relevância é tamanha que, em 2004, o Iphan tornou o acarajé patrimônio imaterial do Brasil”, destaca ela, que também é diretora executiva da casa. 

Para o Festival, os convites – que dão direito a uma refeição, irão custar R$ 30 para adultos e R$ 20 para crianças de até 12 anos. Eles podem ser adquiridos antecipadamente pelo WhatsApp (24) 99318-6716 ou pelo e-mail culturacasadepetropolis@gmail.com. O evento terá entrada limitada e está de acordo com o que preconiza as autoridades de saúde em função da pandemia. 

Programação continua no Dia da Consciência Negra

            Já no dia 20, Dia da Consciência Negra, a homenagem fica por conta do Clube Musical 1º de Setembro. Para a data, os músicos preparam um repertório especial, celebrando a relevância dos compositores negros brasileiros e internacionais. A programação começa às 18h e tem entrada gratuita mediante inscrição prévia também pelo WhatsApp (24) 99318-6716 e pelo e-mail da instituição culturacasadepetropolis@gmail.com.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida