Ambulatórios públicos de Petrópolis retomam 100% de atendimentos na terça (16.11)

Com a redução de casos de covid-19 – resultado do avanço na vacinação – a Secretaria Municipal de Saúde retoma a partir de terça-feira (16/11) o atendimento ambulatorial pleno nas unidades do município. A determinação para que todas as unidade públicas de Saúde com atendimento ambulatorial voltem a atender com 100% da capacidade foi anunciada pelo prefeito Hingo Hammes e pelo secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, neste sábado (13/11) e faz parte das ações de reestruturação da rede de saúde frente à redução de casos de covid-19 na cidade. Na sexta-feira (12/11) hospitais públicos e privados fecharam o dia com um total de cinco pacientes internados, considerando leitos clínicos e de UTI em toda rede de saúde da cidade. Ao todo três pacientes ocupavam leitos de UTI – apenas um na rede pública, o que representa 1,52% de ocupação dos leitos da rede SUS. Já a ocupação de leitos clínicos permaneceu em zero pelo terceiro dia consecutivo na rede SUS.
“É mais um passo que estamos avançando com a redução consolidada dos casos que temos observado nos últimos meses, e que se acentuou ainda mais nos últimos dias. Fechamos a sexta-feira com apenas um paciente internado em leito de UTI na rede pública e nenhum em leito clínico; temos hoje 72% da população adulta com o esquema de vacinação completo; com isso a Secretaria de Saúde vem reorganizando os atendimentos na rede e ampliando os serviços destinados a pacientes com doenças não relacionadas à covid-19”, explica o prefeito Hingo Hammes.
A redução na capacidade de atendimentos nos ambulatórios da rede pública, assim como em outros serviços, foi uma medida sanitária preventiva adotada no ano passado pela prefeitura para evitar a proliferação do novo coronavírus e a disseminação da covid-19. Com a vacinação avançando a Secretaria de Saúde observa que a circulação do vírus está menor na cidade, assim como o agravamento dos casos.
“Ao passo que temos mais pessoas vacinadas, a demanda por atendimentos covid e o número de pessoas internadas pela doença cai. Desde junho observamos uma redução progressiva nas internações. Isso vem permitindo que possamos reestruturar toda rede, chegando neste momento a retomada de 100% dos atendimentos ambulatoriais, que são fundamentais para que possamos evitar o agravamento de outras doenças, principalmente aquelas crônicas, que exigem acompanhamento”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.
O processo de reorganização na rede de Saúde teve início com a reestruturação de leitos clínicos e de UTI na rede pública. “Com a queda sustentada nas internações, observada a partir de junho, remanejamos leitos clínicos e de UTI-covid para atender pacientes não covid; no início desta semana os atendimentos de emergência em ortopedia, que tinham sido transferidos para o Hospital Alcides Carneiro no ano passado, voltaram para o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp. Agora a rede pública volta a ter 100% dos atendimentos ambulatoriais em todas as unidades”, anuncia.
A determinação vale para unidades de Saúde do município com atendimento ambulatorial: Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, Centro Municipal de Ortopedia, ambulatório do Hospital Alcides Carneiro, Ambulatório do Centro de Especialidades, Ambulatório de Saúde Mental, Centros de Saúde do Centro e do Itamarati, Departamento de Odontologia, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidade Básicas com Estratégia de Saúde da Família (PSFs).

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida