Dando sequência às ações de busca ativa para facilitar o acesso da população à vacina contra a covid-19, a Secretaria de Saúde vacinou em três dias 185 moradores de comunidades na região do Retiro. A vacinação foi realizada de quarta (8) a sexta-feira (10) na Unidade Básica de Saúde que atende moradores da região. Desde o início das ações de busca ativa equipes da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde percorreram pelo menos 12 localidade e levaram a vacina a mais de 1.200 pessoas. A Secretaria organiza agora a logística para retorno às primeiras localidades atendidas para a aplicação da segunda dose.
“Temos bons índices de vacinação na cidade, mas querermos garantir que todos tenham acesso a vacina. A busca ativa é uma iniciativa da Secretaria de Saúde neste sentido. A intenção é facilitarmos o acesso de todos à vacina, uma vez que já temos visto na prática os bons resultados da vacinação”, destaca o prefeito Hingo Hammes.
Desde o início das ações, equipes da Secretaria de Saúde percorreram o bairro da Glória, Mangalarga, Oswaldo Cruz, Atílio Marotti, Duques, Meio da Serra, Duarte da Silveira, Madame Machado, Independência, Cascatinha, Retiro e localidades de Araras. A busca ativa vem sendo realizada pela Secretaria de Saúde em diferentes frentes.
“Temos equipes indo até as pessoas que moram em áreas de difícil acesso com a vacinação volante, temos ações em postos de saúde e UBSs, e também estamos disponibilizando a vacina contra a covid-19 nas ações de Saúde realizadas nos terminais rodoviários. Desta forma conseguimos alcançar todos os moradores da cidade que querem se vacinar”, destaca o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, lembrando que além das ações itinerantes, a Secretaria mantém a vacinação em 13 pontos distribuídos nos cinco distritos.
Até quinta-feira (9), Petrópolis tinha 239.723 pessoas que receberam a primeira dose da vacina e 211.682 que concluíram o esquema vacinal recebendo a segunda dos e 6.805 que receberam a dose única. A Secretaria de Saúde também vacinou 33.603 pessoas maiores de 18 anos com a dose de reforço do imunizante.