Serra Velha: obras de revitalização são iniciadas hoje

Na manhã desta sexta-feira (17/12), o subsecretário, Bernardo Rossi, o diretor da ROC Petrópolis, Jamir Bezerra, e Paulo Cleffs, coordenador da Secretaria de Cidades, deram a ordem de início das obras de revitalização da Serra Velha da Estrela, a RJ-107. A rodovia histórica é a principal ligação entre Petrópolis e Magé, sendo muito utilizada como via secundária para os motoristas que vão ao Rio de Janeiro. O ato contou com a presença do deputado estadual Marcus Vinícius, do prefeito de Magé, Renato Cozzolino.

O trajeto de 12,2 quilômetros será iniciado no entroncamento da Rua Joaquim Aguiar, em Magé, até o Condomínio Residencial Grão Pará, no Alto da Serra, em Petrópolis, receberá investimentos da ordem de R$18,9 milhões. O tempo previsto para a execução é de 12 meses.

Para Carlos Marcolino, morador do Meio da Serra, a obra vai trazer muitos benefícios: “As atuais condições da estrada prejudicam o acesso dos moradores ao centro, pessoas que precisam trabalhar e realizar suas atividades. Hoje é um dia especial para nós do Meio da Serra, com o apoio do Bernardo, estamos nos sentindo vistos pelo governo do estado.”

O projeto prevê uma grande reforma da estrada, com substituição dos paralelepípedos, escavações para criar uma superfície plana para a aplicação de um produto que melhora a aderência e estabilidade dos paralelos. Também será feito um novo sistema de escoamento e drenagem de chuva, uma sinalização atual para dar mais segurança, reforço nas curvas da Serra, que atualmente são responsáveis por boa parte dos acidentes, e muros de contenção.

A Serra Velha da Estrela tem uma importância histórica para Petrópolis pois era usada pela Família Imperial durante as temporadas que passava na cidade. Com a construção da rodovia BR-040, a estrada deixou de ser a principal rota de ligação entre a cidade e a Baixada Fluminense, mas ainda assim tem um alto fluxo de veículos. Por conta deste valor, a estrada é tombada pelo INEPAC, o que impede a realização de asfaltamento e demanda um projeto de revitalização mais cuidadoso.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida