Defesa Civil faz o toque de sirenes para o aviso de chegada de chuva forte no município

A Secretaria de Defesa Civil realizou o primeiro acionamento das 18 sirenes para avisar a chegada de chuva forte. Conforme a previsão divulgada desde a última segunda-feira (10), a cidade pode voltar a ser afetada por pancadas de chuva moderada a forte de forma isolada, podendo ser acompanhada de raios e rajadas de vento forte. O toque das sirenes nas comunidades reforça os comunicados feitos pela equipe técnica de monitoramento, que hoje no início da tarde, já havia feito a emissão de comunicado pelo sistema de SMS oficial do órgão e pelos grupos de aplicativo, com os quais se comunica com os representantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil.

“Esta medida se faz necessária para comunicar a população, principalmente das áreas de risco, a possibilidade de chegada de chuva forte que estamos prevendo a partir do nosso trabalho de monitoramento meteorológico”, destaca o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers. A partir do acompanhamento das previsões de chuva, as equipes da Defesa Civil, quando identificada a necessidade, atuam com reforço no efetivo para garantir o suporte necessário em caso de ocorrências. O efetivo de diferentes setores do Governo Municipal – Obras, Educação, Saúde, CPTrans, Comdep e Assistência Social – trabalham desde a última quinta-feira (6) de forma intersetorial para garantir a agilidade nos atendimentos.

“Estamos acompanhando de perto todo o trabalho feito pela Defesa Civil e estamos com efetivo reforçado para dar todo o suporte necessário para a população”, reforçou o prefeito Rubens Bomtempo, destacando que havendo necessidade vai determinar o deslocamento de efetivo para postos avançados de forma a agilizar o atendimento em locais mais distanciados, como feito nos últimos dias quando um destacamento foi criado na
Para hoje (11) a previsão é de chuva intensa, principalmente no período da tarde. Amanhã (12), o dia será de céu encoberto a nublado, com pancadas de chuva moderada a forte, podendo ocorrer de forma isolada durante a tarde e noite, com diminuição da intensidade no período seguinte.

A Defesa Civil orienta que a população fique atenta às atualizações dos boletins e alertas que podem ser emitidos. Em caso de emergência, o telefone 199 deve ser acionado.

A previsão detalhada para a cidade pode ser consultada através do link https://bit.ly/3vmRgZ2.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida