JANAINA DO CARMO
Redação TVC – Jornal Correio da Manhã
Pela segunda vez, a licitação para contratação da empresa que ficará responsável pela reforma do monumento da Águia, na Praça Visconde de Mauá, no Centro Histórico de Petrópolis, não tem interessados. O pregão aconteceu no dia 17 de dezembro e ainda não há data para a realização de uma nova licitação.
O investimento da Prefeitura com a reforma do monumento é de cerca de R$ 96 mil e vencerá a empresa que oferecer o menor preço. A primeira licitação, realizada no dia seis de dezembro também foi considerada deserta, uma vez que também não houve interessados em participar do pregão.
Há um ano, o município anunciou a reforma da Águia depois que parte da estrutura caiu, ficando com parte das ferragens. A previsão, de acordo com o edital é de que a reforma, assim que for iniciada, dure cerca de quatro meses. Atualmente, o monumento está cercado e chafariz não está mais funcionando.
O monumento faz parte do conjunto arquitetônico do Palácio Amarelo, onde funciona a Câmara Municipal de Petrópolis. O chafariz é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).