Escolas de Petrópolis já contam com novo modelo do Ensino Médio

O modelo do Novo Ensino Médio já está presente em algumas escolas de Petrópolis. O ensino de aprendizagem é estruturado por áreas de conhecimento, o que permitirá ao jovem optar por uma formação técnica e profissionalizante. As habilidades mais específicas do aluno, assim como o conhecimento aprofundado em uma área de interesse serão trabalhados no Novo Ensino Médio, que começou a ser implantado nas escolas neste ano de 2022.

O modelo busca oferecer ao estudante uma formação mais abrangente, indo além das disciplinas básicas exigidas pela base nacional comum curricular, dando maior autonomia para os alunos. O método já vai começar a ser aplicado no Colégio de Aplicação, em Petrópolis.

“O Novo Ensino Médio se divide em dois momentos. Ele tem a parte de formação geral que inclui as disciplinas antigas, que a gente encontra na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e uma parte que a gente chama de Itinerários Formativos. Eles se dividem de acordo com a área de conhecimento desejada, que vai permitir que o aluno escolha disciplinas direcionadas para um projeto de vida, onde ele vai poder planejar seu futuro, e disciplinas direcionadas para o aprofundamento da área que escolheram”, explicou Daniel Caldeira, coordenador pedagógico do Colégio de Aplicação.

O novo currículo do ensino médio é organizado por áreas de conhecimento e não por matérias. Ele é composto por 4 áreas, sendo matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas, mais uma de formação técnica e profissional. Neste modelo, com a conclusão dos estudos, o aluno receberá também, além do certificado do ensino médio regular, a certificação do curso técnico ou profissionalizante que cursou. Profissionalmente o estudante vai estar mais próximo da carreira que irá seguir no futuro, pois vai ter a oportunidade de selecionar as áreas estudadas.

“Essa possibilidade de escolher as disciplinas permite a aproximação com o curso que ele vai fazer na graduação e até mesmo do que ele vai trabalhar, já que existe o viés profissional no novo ensino médio”, contou Daniel.

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