Com um acumulado expressivo de 175 milímetros de chuva nas últimas seis horas, a Defesa Civil acionou todas as sirenes da cidade com alerta para mobilização da população. Os moradores da comunidade do Floresta foram orientados a realizar o acionamento do Sistema de Alerta e Alarme Alternativo por apitos. A população de área de risco está sendo direcionada aos pontos de apoio, que foram abertos para o suporte nas respectivas localidades.
Todos os agentes da Defesa Civil foram acionados para o suporte às ocorrências. Alertas de chuva forte e inundações pela cidade foram emitidos pelo sistema de SMS, em avisos nas emissoras de televisão nos canais por assinatura, além dos informes por grupos de comunicação aplicativo.
O 26º Batalhão de Polícia Militar atua em apoio na operação da cidade, juntamente com a CPTrans, com o fechamento de todas as vias de acesso ao Centro, que está com diversos pontos com inundações e alagamentos. Até o momento 12 ocorrências com deslizamentos foram registradas. As ruas Bingen, Coronel Veiga, General Rondon, Ipiranga, Mosela, Barão do Rio Branco, Rua Gonçalves Dias e os acessos pelos bairros Alto da Serra, Castelânea e Valparaíso serão fechados.