FAETERJ Petrópolis inaugura o Hub de Inovação

Nesta quarta-feira (30/03) a Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro inaugurou o Hub de Inovação de Petrópolis. Com a inauguração mais projetos poderão ser colocados em prática por meio das atividades desenvolvidas nos laboratórios de Prototipagem e Mídias Digitais.

“O Hub de Inovações é um ponto de convergência em Petrópolis para atrair pessoas que queiram se conectar, e experimentar novos projetos científicos. Este espaço se materializa como primeiro ativo público depois de um momento traumático que vivemos com as chuvas. Esta é uma forma de ressignificar este espaço, justamente para trabalhar a partir dele, os problemas do nosso novo normal, como as alterações climáticas, por exemplo”, disse Lucimar Cunha, diretora FAETERJ Petrópolis.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, o projeto do Hub de Inovação que existe desde 2015, finalmente saiu do papel e promete trazer inúmeros benefícios para a população em geral.

“Isso é uma mudança de paradigma! Petrópolis tem uma vocação voltada para a área tecnológica consolidada, e isso vai capacitar pessoas que vão ser inseridas no mercado de trabalho, e gerar riquezas. Além de realizar sonhos que vão mudar vidas através da tecnologia e inovação. Foram investidos R$ 300 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), mais alguns recursos aplicados pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), cerca de R$ 400 mil com equipamentos de última geração”, esclareceu o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro.

Em média 30 alunos acessarão de forma semanal o espaço, com aulas teóricas e práticas, que podem durar até duas horas. Os conteúdos variam desde robótica, a impressão 3D e o uso de software de edição audiovisual.

O representante de Petrópolis da Secretaria do Estado do Rio de Janeiro de Ciência e Tecnologia, Wesley Barreto, afirma que o hub de Inovação será um ambiente tecnológico propício para capacitar muitos petropolitanos.

“Este Hub é um ambiente tecnológico que ajudará Petrópolis na capacitação e formação de pessoas, mas principalmente na reconstrução da cidade. Cada vez mais temos que formar empreendedores para voltar a girar a economia local. Petrópolis hoje é uma referência nacional na tecnologia, e o Hub veio para potencializar ainda mais”, esclareceu Wesley Barreto.

Por Gabriel Faxola

Related posts

Bombeiros militares RJ resgatam duas crianças sob escombros em Petrópolis

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava