Inflação em abril atinge o maior percentual desde 1996

Como se já não bastasse o aumento de 1,62% da inflação em março, agora a alta foi de mais 1,06%, no mês de abril. Esse foi o maior resultado para o mês, desde 1996, quando registrou 1,26%. No ano, o indicador acumula alta de 4,29% e, nos últimos 12 meses, aumento foi de 12,13%. Em abril, os principais impactos vieram da alimentação e bebidas, com alta de 2,06% e também dos transportes, que registraram alta de 1,91% por conta do aumento no combustível. Juntos, os dois grupos contribuíram com cerca de 80% do IPCA de abril. Nas ruas, os petropolitanos reclamaram do preço dos produtos.

Houve ainda aceleração nos grupos: saúde e cuidados pessoais com 1,77%, artigos de casa chegaram a 1,53%. Os produtos de higiene pessoal ficaram em 0,85%, planos de saúde registraram queda de -0,69% e seguem com variação negativa, por conta do reajuste negativo de -8,19% aplicado pela agência nacional de saúde suplementar no ano passado. O único grupo a apesentar queda no IPCA de abril foi habitação, com -1,14%, por conta da queda nos preços da energia elétrica. Os demais ficaram entre 0,06% de educação e 1,26% de vestuário.

A pesquisa mostra ainda que todas as áreas analisadas tiveram alta em abril. A maior variação ocorreu na região metropolitana de Rio de Janeiro (1,39%), onde pesaram as altas dos produtos farmacêuticos (6,38%) e da gasolina (2,62%).

O botijão de gás não ficou de fora e registrou 3,32%, já o gás encanado ficou em 1,38%. Em março já tinha sido reajustado em 7,72% no Rio de Janeiro. Os produtos alimentícios passaram de 2,39% em março para 2,26% em abril. Os não alimentícios também desaceleraram e registraram 0,66%, frente aos 1,50% do mês anterior.

“Está tudo muito caro, desde o arroz até a carne. No mercado, o preço muda toda hora, quando pensamos em aproveitar a promoção, ela já acabou. Está difícil viver em Petrópolis”, reclamou o aposentado, Antônio Souza.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida