Petrópolis ontem foi beneficiada por uma obra que era aguardada há mais de uma década e que vão sair em breve do papel. Os moradores dos conjuntos Castelo São Manoel e Moacyr Padilha serão atendidos com o Programa Casa da Gente e do pacote de infraestrutura que o município vem recebendo do Governo do Estado. Apenas na reforma destes dois conjuntos – que serão executadas pela Companhia Estadual de Habitação, vinculada à Seinfra – serão investidos mais de R$5,5 milhões para beneficiar 300 famílias.
Bernardo Rossi, que foi subsecretário estadual das Cidades, disse que durante sua gestão fez a intermediação junto ao governador Cláudio Castro para a liberação desse programa para Petrópolis. Ele esteve presente ao evento ao lado do secretário de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), Rogério Brandi, e do presidente da Comissão de Obras da Assembleia Legislativa, deputado Max Lemos, que assinaram a ordem de início para as obras de reforma dos condomínios na noite desta quinta-feira (30).
Entregues há mais de 10 anos, todos os prédios apresentam pintura desgastada, rachaduras e infiltrações nas coberturas, problemas nos telhados e necessidade de modernização da rede elétrica. A limpeza das caixas d’água e cisternas também estão na relação de intervenções necessárias em todos os condomínios.
“Trabalhei muito para incluir os conjuntos habitacionais nesse programa. Busquei na Seinfra e solicitei ao governador essas melhorias. Hoje estou muito feliz de poder estar ao lado dos moradores e ver que muito em breve, teremos uma obra que vai melhorar a qualidade de vida de cada morador”, disse Bernardo Rossi.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), Rogério Brandi, aponta que a obra é de extrema importância para os moradores. “Mais do que pintura das paredes, estamos devolvendo aos moradores a autoestima e o orgulho de viverem nesses condomínios. Sabemos que aqui eles construíram nestes condomínios seus sonhos, suas vidas, e essa é a nossa forma de dizer que essas histórias são importantes e merecem ser renovadas’, afirmou Brandi.
Há uma determinação da Seinfra para que a empresa dê sempre prioridade de contratação aos moradores do condomínio ou da comunidade onde eles estão inseridos. Dessa forma, frisou o secretário, há apoio à economia local, além de um capricho maior nas obras, já que os moradores sabem que estão trabalhando para recuperar o imóvel de suas famílias e amigos.
A reforma dos condomínios entregues pelo estado há mais de 10 anos é uma das vertentes do Casa da Gente, o maior programa habitacional do Estado. Atualmente, mais de 24 intervenções estão em andamento na capital e na Região Metropolitana, assim como outras obras estão em licitação.
‘Essa é uma ação importante do Estado, pois, nas últimas décadas, os condomínios foram abandonados. Ao assinar esse programa, com o governador Cláudio Castro, quando ainda era secretário, percebi o brilho no olhar dos moradores de unidades entregues em todo o estado. A alegria agora é saber que o projeto saiu do papel e está chegando aos lares de milhares de famílias’, concluiu o presidente da Comissão de Obras da Assembleia Legislativa, deputado Max Lemos.