Serratec forma mais uma turma qualificada em Tecnologia da Informação na Região Serrana

Nesta segunda-feira, 1 de agosto, o Serratec promove a formatura de mais uma turma do Programa de Residência em TIC. Os alunos fizeram parte do quinto ciclo de formação em desenvolvimento de software, que aconteceu de março a julho de 2022. Com estes, já são 585 profissionais qualificados, desde 2019. Ainda em agosto, esse número passará de 600 pessoas, com a conclusão do primeiro ciclo na modalidade infraestrutura de redes, com uma turma formada exclusivamente por mulheres. A maior parte dos residentes – como são chamados os alunos e alunas do Programa – já tem seus postos de trabalho garantidos por empresas parceiras da iniciativa.

A Residência em TIC, um dos projetos de maior impacto desenvolvidos pelo Serratec, é um curso de qualificação profissional por imersão em TI, feito em parceria com Firjan/Senai, Sinditec, organizações governamentais, universidades e empresas de tecnologia, com uma jornada de 5 meses. Une educação, tecnologia e empregabilidade, é gratuito para quem participa e está transformando a vida de centenas de pessoas.

A comunidade de programadores da Residência vêm tendo a oportunidade, através do Programa, de se qualificar e ingressar em um dos mercados que mais cresce no mundo. No Brasil, a procura por profissionais na área de TI é de quase 1 milhão entre 2019 e 2022, conforme aponta o estudo “Demanda de Talentos em TIC e Estratégia ΣTCEM”, da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais). “Chegar ao final do quinto ciclo do Programa de Residência em TIC mostra que o Programa vem se consolidando cada vez mais, gerando valor tanto para quem se qualifica como para as empresas parceiras. Todo mundo ganha e nossa região cresce e se desenvolve”, ressalta Guilherme da Motta Alves, presidente do Serratec.

O impacto transformador da iniciativa traz outros indicadores: mais de 70% dos que concluem o curso têm sido imediatamente empregados pelas empresas parceiras do programa. Ou seja, a cada 10 formados, pelo menos 7 conseguem, de pronto, um emprego na área. E, desses, praticamente 100% têm se mantido empregados desde então. Com isso, mais de 15 milhões de reais já foram injetados na economia regional, através de moeda circulante, com o pagamento de salários, desde o início do Programa.

A Residência em TIC também contribui para o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH-M dos municípios participantes, já que influencia diretamente em duas das três variáveis que compõem o indicador, que são educação e geração de renda.

Sobre o Serratec
O Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana é uma instituição privada, sem fins lucrativos e de interesse público. Principal indutor de negócios em TI do interior do estado do Rio de Janeiro, o Serratec é também o maior Parque Tecnológico do interior fluminense, abrangendo as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. Constituído em junho de 2019, reflete o amadurecimento de um processo que começou há mais de 30 anos, incluindo o nascedouro da Petrópolis-Tecnópolis.

Liderado pelo setor empresarial, contempla na sua governança universidades, centros de pesquisa, instituições governamentais e agências de fomento, com foco no desenvolvimento do arranjo produtivo do setor de Tecnologia da Informação (TI) da Região Serrana do Rio de Janeiro. Os pilares estruturantes do Serratec são qualificação profissional na área de tecnologia, inovação aberta e apoio e geração de novos negócios para empresas. Atualmente, o setor de tecnologia da região reúne mais de 200 empresas, fatura mais de 800 milhões de reais e gera cerca de quatro mil postos de trabalho, desenvolvendo projetos estratégicos em tecnologia no Brasil e no exterior.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida