Audiência pública debate concurso público para educação de Petrópolis

A Câmara Municipal de Petrópolis realizou na última terça-feira (02), uma audiência pública para debater as informações contidas no edital divulgado pela prefeitura para a área da educação. A reunião, realizada às 18h, contou com a presença da secretária de educação Adriana de Paula, do secretário de administração e recursos humanos, Ramon Mello, além de membros da comissão e do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação.

De acordo com a comissão, atualmente o setor da educação sofre com uma fragmentação em subcategorias, e a pandemia da Covid-19 ampliou ainda mais este cenário. Além disso, foi apontado que entre os anos de 2017 e 2020, a prefeitura adiou inúmeras vezes a realização de concursos públicos para a categoria. Conforme publicado no edital, serão 877 vagas para os cargos de professor, secretário escolas e educador infantil. O último concurso na cidade que englobou todo o setor foi realizado em 2012. Essa defasagem também foi pauta durante a audiência.

Na reunião, de acordo com a Secretaria de Educação, a rede de alunos e a quantidade de unidades escolares aumentaram, o que impacta ainda mais na carência de profissionais da área. “É importante debater esse tema, pois diversos fatores estão atrelados a essa carência de professores, educadores e colaboradores. Mas é fundamental também comentar da qualificação desses profissionais,” informou.

De acordo com Rose Silveira, representante do Sepe, há uma defasagem também no salários dos profissionais. “Estamos lutando também pelo reajuste no salário. Faz tempo que não há um aumento para a categoria e o último reajuste de pouco mais de 4% ainda é pequeno. Há muitos profissionais que recebem um valor abaixo do salário mínimo”, concluiu.

Por Richard Stoltzenburg

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida