Agosto Dourado: pit stop na Praça Dom Pedro para incentivar a amamentação

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde vai abrir a programação da campanha Agosto Dourado, que incentiva a amamentação, com uma importante ação na Praça Dom Pedro: o Pit Stop Dourado. Na sexta-feira (05), das 9h30 às 13h30, haverá aferição de pressão arterial e glicemia capilar, e o mamaço, com o objetivo de evidenciar a importância do aleitamento materno.

Testes rápidos para sífilis, HIV e Hepatites B e C, entre outras atividades, como a pintura na barriga das gestantes (bellymapping), orientações nutricionais e informações sobre a Saúde do Homem e Saúde da Mulher e Saúde Bucal também fazem parte da programação do Pit Stop Dourado. O evento conta com a participação de organizações não governamentais.

“Com essa série de ações, nosso intuito é atrair não só as mulheres, mas também a população masculina, pois é importante que todos entendam a importância da amamentação. O leite materno é o alimento mais saudável e o único que oferece as substâncias que geram o desenvolvimento cerebral de forma integral”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

“Além de um gesto de amor, a amamentação contribui para o crescimento saudável das crianças. É importante continuarmos nessa luta para garantir a conscientização da sociedade e extinguir o preconceito que muitas mulheres ainda enfrentam quando precisam alimentar seus bebês em locais públicos”, diz a secretária Chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciane Bomtempo.

As atividades englobam, principalmente, a saúde da mulher, no quesito de amamentação, e cuidados com o bebê. “Porém, as equipes da Secretaria de Saúde que organizam o evento também pensaram na valorização da paternidade ativa, ou seja, quando o homem realmente se envolve, assume o seu papel e ajuda a mulher, principalmente nessa fase. Além disso, com a realização do mamaço, queremos contribuir para que as mães com seus bebês se reúnam para amamentar e compartilhar experiências”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

O evento está sendo preparado pelas Áreas Técnicas de Saúde, da Secretaria de Saúde. A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cor dourada foi escolhida para designar o mês de agosto pelo fato de estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida