Patrulha Maria da Penha completa 3 anos e anuncia novidades para o programa

Neste mês em que se comemora três anos de atividade da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, o comando anunciou novidades para o programa e divulgou números importantes.

Uma ação nacional, envolvendo as Polícias Militar e Civil de todo o país, vai realizar um grande enfrentamento à violência contra a Mulher, buscando o cumprimento de mandados de prisão, fiscalização de medidas protetivas e outras ações de proteção às mulheres. Este será um trabalho integrado, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Um aplicativo, chamado Rede Mulher, entrará em operação este mês. A ferramenta que foi elaborada pela Secretaria de Estado de Polícia Militar, visa dar maior celeridade aos atedimentos às mulheres em situação de violência. O dispositivo vai estar à disposição, nas plataformas Android e IOS e conta com diversas funcionalidades, entre elas, Botão do Pânico, que permite à mulher acionar a Polícia Militar em qualquer emergência e cadastrar pessoas de confiança, que também podem ser acionadas, garantindo assim, uma rede local de proteção.

Tambem para marcar o terceiro aniversário do programa, o comando da Polícia Militar anunciou um reforço de 14 novas viaturas parcialmente blindadas e a realização de cursos de capacitação voltados para os operadores do Serviço 190. As 14 novas viaturas, picapes cabine dupla com tração nas quatro rodas, começam a ser entregues ainda neste mês, atendendo ocorrências em locais de difícil acesso na região metropolitana e no interior do estado do Rio de Janeiro.

Ao longo destes três anos, foram realizados 133.695 atendimentos a mulheres em situação de violência. O Rio de Janeiro, desde agosto de 2019, é um dos primeiros estados a contar com este serviço em todo o seu território, com 45 equipes especializadas e 180 policiais capacitados. Estão cadastradas hoje no programa 36.994 mulheres que recebem atendimento continuado. Ao longo desse período, foram efetuadas 441 prisões de infratores, quase todos por desrespeito à medida protetiva expedida pela Justiça.

Related posts

Bombeiros militares RJ resgatam duas crianças sob escombros em Petrópolis

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava