Cinquenta agentes comunitários de Saúde do município vão receber o curso de Praticas Integrativas e Complementares em Saúde. Com duração de doze meses, as aulas começam no próximo dia 14 de setembro, no auditório do Centro Cultural da Fase, na Avenida Barão do Rio Branco. Os servidores aprenderão práticas de shiatsu, auricoloterapia, Moxabustão, fitoterapia, yoga, entre outras.
O curso está sendo oferecido aos profissionais por meio de uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde com a Associação Petropolitana de Profissionais de Praticas Integrativas e Complementares de Saúde. “Esse é um grande ganho não só para os ACS, mas para todo cidadão que é atendida nas UBSs e PSFs da nossa rede. As praticas integrativas são recursos terapêuticos que contribuem, inclusive, na prevenção de uma série de doenças. Valorizando e capacitando os profissionais de saúde, estamos cuidando da nossa população”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Os agentes comunitários de saúde também vão aprender práticas de auto-cuidado, de promoção de saúde e prevenção de doenças como meditação, exercícios respiratórios, exercícios articulares e exercícios de alongamento. “O objetivo é forma-las para atuarem, de forma efetiva, nas suas respectivas comunidades utilizando esses recursos. Dessa forma, nossa intenção é promover a prevenção das doenças, além da redução dos custos e da otimização dos investimentos”, explica o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.
A realização do curso, que vai acontecer sempre às 4ª feiras de 9h às 12h, foi um dos temas discutidos e aprovados na 15° Conferência Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde.