Na última sexta-feira (09) a Defesa Civil de Petrópolis divulgou um aviso sobre a baixa umidade relativa do ar. Em certos momentos do ano a umidade sofre uma queda significativa no país, este evento climático, reflete na quantidade de líquido vaporizado que há na atmosfera em um determinado marco temporal comparado ao pico máximo que poderia atingir. Esta condição climática é mais comum no estágio final do inverno e no princípio da primavera, especialmente à tarde. Em locais como florestas ou nas regiões vizinhas de rios ou represas também é possível perceber a umidificação do ar.
Uma das consequências com esta diminuição são os inúmeros distúrbios orgânicos, particularmente no sistema respiratório, os sintomas causados são sangramento do nariz, a pele seca, olhos inflamados. Este evento climático predispõe cardíacos e hipertensos a infartos e derrames. Hospitais e prontos-socorros costumam ficar repletos de pacientes com as mais variadas queixas nestes períodos.
Algumas recomendações para este período são, lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las na boca e no nariz, manter o corpo sempre bem hidratado. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja. Além de aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento.
Foto: Marlus Renatto