Petrópolis é uma cidade diretamente ligada ao turismo e a cultura. A cidade possui um grande acervo de teatros, museus e palácios. Mas durante o isolamento social decorrente da pandemia, o setor cultural ficou extremamente fragilizado, e a situação se agravou ainda mais, após as tragédias de fevereiro e março deste ano. Mas, mesmo diante das dificuldades, no segundo semestre de 2022 as programações culturais têm voltado a ganhar espaço no município.
“Essa retomada no período pós isolamento social e tragédias é muito importante. A cultura é responsável por ajudar a resgatar toda a vontade de continuar lutando e brigando por viver”, disse o empresário cultural, Paulo Brum.
Por ano, Petrópolis recebe mais de um milhão de visitantes. A cidade que é considerada rica em entretenimento. “A arte no Brasil sempre foi muito carente, as pessoas têm dificuldade em eleger como prioridade a cultura que está junto com a educação. Isso deveria ser primordial. A arte ensina, faz pensar, e isso é bom para abrir novos espaços culturais”, esclareceu o empresário cultural.
A casa cultural Soberano, diriga pelo Paulo Brum, fica no distrito de Itaipava, e foi inaugurada em maio deste ano, com o intuito de fomentar a cultura no município. Neste fim de semana o espaço receberá o primeiro grupo internacional, o Martin Pizzarelli Trio.
“Nós queremos com a construção dessa célula cultural, moldar ela para todo o município, estado e até para o Brasil. A cultura na nossa visão é uma das coisas mais importantes”, finalizou o empresário cultural, Paulo Brum.
Por Gabriel Faxola/Foto: Internet