Prefeitura de Petrópolis prorroga estado de calamidade por mais seis meses

A Prefeitura de Petrópolis prorrogou o decreto que estabelece estado de calamidade pública para a cidade, por conta das tragédias que atingiram o município no início deste ano. O decreto é do dia 13 de setembro, mas só foi atualizado ontem (21), no diário oficial da prefeitura. Agora, a cidade vai permanecer em estado de calamidade pública até março do de 2023.

Segundo a prefeitura, o decreto, que havia expirado no último dia 20, foi prorrogado, porque, do ponto de vista orçamentário, permitirá a conclusão de processos de financiamento e a utilização de verbas obtidas que não poderiam ser repassadas em virtude do período eleitoral. A nova prorrogação também significa que a prefeitura vai poder realizar contratos emergenciais sem processo licitatório, e solicitar mais verbas do governo federal.

Após ser prorrogado pela Prefeitura de Petrópolis, agora, o estado de calamidade pública precisa ser confirmado pelo Governo Federal, através da Defesa Civil Nacional. Iniciada nesta quinta-feira (22), a primavera reabre a temporada de chuvas no país, o que preocupa os moradores de Petrópolis, já que ainda há regiões que não receberam as obras necessárias. “Me preocupa muito pois a natureza não espera. Não vi mudança nenhuma. A administração pública precisa trabalhar e não esperar, porque a natureza age e a gente precisa acompanha-la”, disse o motorista Claudio Braga. Assim como Claudio, o comerciante Roberto Grangê também não viu mudanças e se preocupa com o período de chuvas. “Na verdade eu não vi praticamente nada acontecer. Trocaram seis por meia dúzia. Eu caminho a cidade toda e estamos abandonados e ainda vem mais chuva aí”, disse.

De acordo com o portal Aqui Tem Transparência, disponível no site da prefeitura, a cidade recebeu mais de R$ 42,225 milhões em doações do Governo Federal, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, doações privadas e outros. O portal aponta que, deste montante, foram gastos pouco mais de R$ 40,13 milhões. Porém, o portal não é atualizado desde o dia 15 de agosto.

A nossa equipe procurou a Prefeitura de Petrópolis para saber quanto o município recebeu de verbas emergenciais vindas do Ministério do Desenvolvimento Regional, que não estão discriminadas no portal; quantos planos de trabalho foram enviados e ainda aguardam aprovação do ministério; e porque o portal não é atualizado há mais de um mês, mas até o fechamento desta edição, não obtivemos respostas.

Por Raphaela Cordeiro

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida