Pela primeira vez, Hospital Alcides Carneiro realiza cirurgia com autotransfusão

Técnica atende pacientes com restrições culturais, que não permitem hemotransfusões

O Hospital Alcides Carneiro realizou, nesta semana, pela primeira vez, uma cirurgia com uma técnica de autotransfusão sanguínea. O processo, conhecido como recuperação intraoperatória de sangue, coleta, filtra, lava e recoloca o sangue no mesmo paciente e atende a população com restrições culturais nas quais as hemotransfusões não são permitidas.

“O Hospital Alcides Carneiro, como uma grande instituição da rede pública de saúde, respeita a diversidade cultural e entende o seu papel diante dos debates éticos da atualidade. Não medimos esforços para oferecer a assistência adequada a cada um dos pacientes, considerando, além dos aspectos clínicos, seus valores, princípios e convicções”, declarou o Prefeito Rubens Bomtempo.

O paciente se trata de uma mulher, que aguardava a realização desta cirurgia há dois anos, mas como a intervenção poderia exigir uma hemotransfusão, vinha sendo adiada. Diante deste caso, o Hospital Alcides Carneiro então encontrou a solução com o aluguel de um equipamento conhecido como Cell Saver, que recupera e reutiliza o sangue que normalmente “se perde” durante as cirurgias, permitindo a realização da operação sem maiores conflitos com a restrição da paciente.

“É preciso estarmos sempre atentos às questões sensíveis que envolvem o bem-estar dos pacientes e termos um olhar humano para buscar as melhores soluções em cada caso”, afirmou o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

Comandada pela médica Eliana Clemente, a cirurgia foi um sucesso e a paciente já se encontra na fase de recuperação pós-operatória.

“Entendemos a nossa responsabilidade e trabalhamos incansavelmente para oferecer o melhor serviço possível para todos aquele que, muitas vezes, tem apenas a rede pública de saúde para buscar assistência”, destacou o diretor-Presidente do Sehac, Ricardo Patuléa.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida