Nesta sexta-feira (07) a Secretaria de Saúde de Petrópolis confirmou mais um caso de varíola dos macacos no município. A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica informou que o paciente é um homem de 32 anos, que apresenta quadro de saúde estável, e está em isolamento dentro da própria casa.
De acordo com o secretário de saúde do município, Marcus Curvello, as feridas em decorrência da doença, já estão em processo de cicatrização. “Provavelmente o local de contaminação deste terceiro caso identificado no município foi no Rio de Janeiro”, disse ele.
Os outros dois casos da cidade foram confirmados em meses anteriores, um em 19 de agosto e outro no dia 22 de setembro. No estado do Rio de Janeiro, já foram confirmados 1.117 casos de varíola dos macacos. Além disso, mais de 300 casos ainda estão sendo investigados. Das três mortes confirmadas em decorrência da doença no país, duas ocorreram no estado do Rio, sendo a última delas esta semana.
Os sintomas mais comuns da doença: são febre, dores de cabeça, nas costas e musculares. Já os sintomas mais graves são erupções cutâneas, calafrios e cansaço. A maneira mais segura de se prevenir contra a varíola dos macacos é evitar o contato direto com pessoas contaminadas, lavar as mãos com água e sabão e usar máscaras de proteção cobrindo nariz e boca.
Foto: Agência Brasil