Bunka-Sai, o Festival da Cultura do Japão de Petrópolis começa no dia 12 de outubro

Oficinas de Mangá, os famosos quadrinhos japoneses com personagens de traços marcantes;
moxaterapia, técnica da acupuntura que utiliza um bastão com ervas; danças folclóricas; palestras; aulas de artes marciais; oficina de origami, dobradura em papel; e exposições, são algumas das atrações da 13ª edição do Bunka-Sai, o Festival da Cultura do Japão de Petrópolis. O evento será realizado entre os dias 12 e 16 de Outubro no Palácio de Cristal.

“Esta é mais uma festa cultural que a nossa cidade oferece, para saudar um povo que sempre foi nosso parceiro e faz parte da nossa história. Somos muito gratos aos japoneses por todo apoio e cooperação nos momentos em que mais precisamos e pelos inúmeros ensinamentos”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

A festa será aberta no dia 12 de outubro, às 11h da manhã, com o Coral Infantil do Projeto do Sol, o Coral Som Movimento do Instituto Caminho da Roça e Quinteto de cordas da Ação Social pela Música do Brasil (ASMD), entoando os hinos Nacionais do Japão e do Brasil, com regência do maestro Rafael Macedo. Em seguida, o Kagami Biraki, sangria do barril de saquê, e o San San Nana Byoushi, ritual de boas-vindas à festa.

Após a cerimônia de abertura, que vai contar com a presença do cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba, a festa segue com apresentação de Taiko, os famosos tambores japoneses, pelos Grupos Komyo RJ e Tinguá, seguinda de oficina de mangá, língua japonesa e pipa japonesa e apresentações de Dança do Dragão e Bom-Odori, dança folclórica japonesa.

“Nós estamos muito encantados com esta programação, escolhida com todo carinho e com apoio do Consulado do Japão e da Associação Nikkei de Petrópolis. Serão dias muito divertidos e de muito aprendizado”, ressaltou a presidente do Instituto de Cultura, Diana Iliescu.

Serão 5 dias de festa, sendo o primeiro em um feriado nacional. O Bunka-Sai faz parte do calendário oficial de eventos de Petrópolis e é mais um atrativo que a cidade oferece, neste período considerado de baixa temporada e que ajuda a manter aquecida a economia da cidade, atraindo turistas de diversas partes do estado e do Brasil.

“Tivemos uma ocupação hoteleria muito positiva na Serra Serata de 74% e esperamos receber ainda mais visitantes neste período, para participar do Bunka-Sai e tudo que Petrópolis tem a oferecer”, afirmou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

O evento, que tem entrada gratuita, é realizado pelo Instituto Municipal de Cultura, Secretaria de Turismo, Associação Nikkei de Petrópolis e co-realização do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro. A programação completa da 13ª edição do Bunka-Sai já está no site do evento https://web2.petropolis.rj.gov.br/bunka-sai/, onde também é possível encontrar toda a história da ligação entre Brasil e Japão, edições anteriores e curiosidades.

SERVIÇO
Bunka Sai – Festival da Cultura do Japão de Petrópolis
Quando: 12 a 16 de Outubro
Horários: Quarta-feira (12/10) – 11h às 22h
Quinta-feira (13/10) – 10h às 22h
Sexta-feira (14/10) – 10h às 24h
Sábado (15/10) – 10h às 24h
Domingo (16/10) – 10h às 22h
Onde: Palácio de Cristal – Rua Alfredo Pachá, s/n – Centro, Petrópolis
Entrada gratuita

Disque Turismo
0800 024 1516 / WhatsApp: (24) 2237-3321
Funcionamento: De segunda a sábado – 9h às 17h / Domingos e feriados – 9h às 14h

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida