Endividamento atinge 80% das famílias brasileiras

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizou a pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que apontou que, em setembro, o total brasileiros com dívidas a vencer chegou a 79,3%, o terceiro aumento consecutivo em nesse ano. No entanto, esse aumento de 0,3 p.p., em relação a agosto, desacelerou e é o menor desde abril deste ano. Na comparação com setembro de 2021, a proporção de endividados também registrou redução no ritmo de crescimento, com aumento de 5,3 p.p., o que corresponde à menor taxa anual desde julho.

Em setembro, a proporção de endividados entre os consumidores com renda inferior a 10 salários mínimos aumentou 0,4% e atingiu 80,3%, o maior patamar da série histórica da pesquisa. No grupo de famílias com maior renda, a proporção de endividados manteve-se estável em setembro, mas cresceu mais na comparação anual (ampliação de 7 p.p.) do que entre as famílias de menor renda (5 p.p.).

Em setembro, o volume de consumidores que atrasaram o pagamento de dívidas atingiu 30%, o maior desde o início da Peic, em 2010. Esse é o terceiro aumento mensal consecutivo da taxa, que evoluiu 0,4 p.p. Ao contrário do endividamento, que cresceu em ritmo menor, em um ano, o indicador de dívidas atrasadas expandiu 4,5%, a maior taxa anual desde março de 2016.

“Embora os atrasos tenham crescido no mês e no ano entre os consumidores nas duas faixas de renda, as dificuldades de pagamento de todos os compromissos do mês são mais latentes entre as famílias de menor renda”, analisa a economista da CNC responsável pela apuração, Izis Ferreira. De acordo com ela, esses consumidores seguem enfrentando desafios na gestão de seus orçamentos mensais, especialmente porque o nível de endividamento está elevado e os juros maiores pioram as despesas com as dívidas. As taxas de juros nas linhas de crédito para pessoas físicas cresceram 13,5 p.p. em um ano, de acordo com os dados do Banco Central, chegando à média de 53,9%, a maior taxa desde abril de 2018.

Related posts

PF investiga fraudes em contas vinculadas à plataforma Gov.br

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

Em reunião na ONU, governador Cláudio Castro discute cooperação para combate ao tráfico de armas