Outubro Rosa: radio-oncologista fala sobre a importância de ações para pacientes com câncer

No mês de conscientização sobre o câncer de mama, especialistas que atuam diretamente no diagnóstico e tratamento da doença, ressaltam a importância de atividades com os pacientes que enfrentam o câncer. Após o diagnóstico, diversas mulheres acabam perdendo a motivação e o empoderamento, se sentindo inferiores e sem visualizarem a própria beleza, o que impacta diretamente na sua relação com a sociedade. E por este motivo, o Centro Regional de Radioterapia, a RadioSerra, tem realizado ações com o objetivo de resgatar não só a autoestima, mas também a alegria de quem está lidando diretamente com o câncer.

“O câncer de mama é a doença mais prevalente em mulheres, depois do câncer de pele. Este mês está aqui para esclarecer mitos, trazer alertas e verdades sobre as questões relacionadas à doença e como o paciente pode enfrentar. Nós temos sempre o objetivo de para além da informação, trazer algo que possa oferecer conforto para o paciente, como uma oficina de lenços, massoterapia e atividades físicas, para que esse momento seja mais leve ao se enfrentar”, explica o Radio-Oncologista e diretor técnico da RadioSerra, Dr. Daniel Pryzbysz

A programação definida pela Clínica vai contemplar durante todas as quintas-feiras de outubro, rodas de conversas, atendimentos que proporcionam o bem-estar, ações de beleza e principalmente, a informação. O objetivo é criar uma rede, onde cada pessoa seja um agente que participa do processo de espalhar conhecimento.

“Já percebemos o quanto isso teve resultado e até em estudos científicos, já verificamos isso de forma mais concreta. Realmente, trazer a informação e levar isso aos pacientes, aumenta o número de diagnósticos significativamente. Isso se tornou tão importante que hoje em dia, vários meses tem tonalidades diferentes, para chamar a atenção sobre doenças que antes se tinha tabus e que a população pode aprender muito sobre elas”, detalha o especialista.

Ainda de acordo com o médico, ações como café da manhã, música, oficinas e integração com outros pacientes, tem grande importância no contexto de recuperação do paciente. “Buscamos oferecer apoio em todas as esferas. Do físico, ao emocional e até ao espiritual, que acaba fortalecendo muitos pacientes. Temos rodas de orações, momentos com música e festa e até integração de funcionários/pacientes ou de um paciente para outro. Eles acabam trocando conhecimentos sobre tratamento, alternativas que beneficiaram nesse período e isso se vê na prática, o quanto contribui para tirar o peso que o diagnóstico e tratamento têm, melhorando também a força de reação a esse momento e se amplia ainda, a possibilidade de cura”, finaliza Pryzbysz.

A RadioSerra fica na Rua Dr. Sá Earp, 309 – Morin. A programação especial acontece ainda nos dias 20 e 27, a partir das 10h, aberta ao público e com entrada gratuita.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida