Projeto Espiral – fortalecimento da alfabetização na rede municipal de ensino

Com o objetivo de fortalecer o processo de alfabetização, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação criou o Projeto Espiral. A iniciativa visa a recomposição da aprendizagem, garantindo as habilidades básicas do ciclo de alfabetização e promovendo a inclusão dos alunos que estão em defasagem. O projeto está sendo implantado nos anos iniciais do Ensino Fundamental em 21 escolas da rede municipal.

O projeto Espiral foi apresentado na última semana, na reunião do Conselho Municipal de Educação (Comed), após um levantamento que contou com a participação de 103 escolas, para que a Secretaria de Educação entendesse qual é a realidade no município.

O projeto será trabalhado nas escolas com as chamadas Estações Pedagógicas – onde são levados em consideração as necessidades de intervenção e as habilidades dos alunos, que são focais para o avanço no processo de alfabetização. No primeiro segmento, o trabalho acontece em dias específicos. Já no segundo segmento, os agrupamentos são no contra turno e/ou no horário regular, em dias específicos. Dessa forma, os estudantes terão condições de ampliar seus conhecimentos de forma mais completa a fim de consolidar o conhecimento adquirido e formar uma espiral crescente do aprendizado.

O projeto começou a ser desenvolvido em setembro nas 21 unidades. A previsão é que em dezembro, a Secretaria de Educação apresente a avaliação para o Comed, dos dois meses de aplicação do projeto.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida