Richard Stoltzenburg
Bebes entre os seis meses de idade e os dois anos e onze meses vão poder a ser imunizados partir da próxima segunda-feira (21) contra a covid-19 em Petrópolis. O anúncio foi feito pela Secretaria de Saúde após a chegada do imunizante da Pfizer ao município.
Além das vacinas Pfizer Baby, a cidade vai receber ainda 4.000 doses da Pfizer adulto e outras 700 doses pediátricas, destinadas a crianças de três a 11 anos. As doses da vacina CoronaVac estão em falta e não existe uma previsão para entrega.
A Secretaria de Estado de Saúde fez um alerta sobre a importância de a população completar o esquema vacinal com as quatro doses, para garantir a imunização, tendo em vista que novos casos da doença estão sendo registrados. Para alguns petropolitanos o retorno do vírus é preocupante. Gilmar Silva é empreendedor e quando notou o aumento de casos, adotou nova medidas de proteção. “Voltei a usar a máscara até mesmo em locais abertos. É uma doença muito grave e todo cuidado é pouco”, afirma.
Dados do Ministério da Saúde apontam que 69 milhões de brasileiros não retornaram aos postos de saúde para tomar a segunda dose da covid-19. Em Petrópolis o cenário se repete em relação as doses de reforço. De acordo com o painel epidemiológico 90,3% da população petropolitana tomou a primeira dose do imunizante. Todavia a cobertura cai gradativamente, já que a segunda dose contra a covid-19 atingiu 84,8% do público alvo, a primeira dose de reforço atingiu apenas 54% dos petropolitanos e o segundo reforço 25%.